Home Açúcar Açúcar: Brasil envia 200 mil t para Rússia
AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar: Brasil envia 200 mil t para Rússia

Compartilhar

O Brasil acaba de enviar cerca de 200 mil t de açúcar bruto para a Rússia. Pelo menos cinco navios levaram o produto, que foi vendido por traders europeus, segundo dados de embarque vistos pela Reuters. Esse valor é quase o dobro das importações anuais normais do adoçante pelo país.

Após o início da guerra entre invasão da Ucrânia pela Rússia aumentaram a demanda por açúcar e outros alimentos básicos, e as prateleiras dos supermercados estão esvaziando devido à estocagem de alimentos. No entanto, as sanções também podem tornar mais difícil para os transportadores serem pagos por suas cargas.

O volume de açúcar embarcado é incomumente alto, disseram traders à Reuters, já que a Rússia tende a importar cerca de 100 mil toneladas de açúcar por ano. A Rússia não é um importador ou exportador notável de açúcar, mas os russos começaram a acumular o adoçante.

Enquanto as vendas de açúcar não são cobertas pelas sanções, as transações financeiras são. Além disso, analistas disseram que problemas de segurança no Mar Negro podem atrapalhar os navios.  Os embarques para a Rússia e a Geórgia foram carregados em navios que saem do Brasil, o maior exportador de açúcar do mundo, com três comerciantes europeus de alimentos e uma empresa brasileira por trás dos negócios: Sucden, Louis Dreyfus Co e Tereos na Europa, além de e Raízen no Brasil.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado supera R$ 3,00 nas usinas paulistas com oferta curta e demanda firme, aponta Cepea

O etanol hidratado negociado nas usinas paulistas iniciou 2026 com nova rodada...

Últimas Notícias

Mercado paulista de açúcar inicia 2026 com retomada de negócios e ajuste de preços, aponta Cepea

O mercado paulista de açúcar cristal branco iniciou 2026 com recuperação no...

Últimas Notícias

ComBio prevê triplicar receita em cinco anos com foco na energia para etanol de milho

A ComBio, maior empresa brasileira de fornecimento de energia térmica renovável para...

Últimas Notícias

MP de Alagoas ajuíza ação contra usina Utinga Leão por queimadas de cana em Pilar

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação civil pública contra...