Home Últimas Notícias Açúcar: contratos seguem em alta com baixa produção indiana
Últimas Notícias

Açúcar: contratos seguem em alta com baixa produção indiana

Compartilhar

Os preços do açúcar na quarta-feira ampliaram os ganhos de terça-feira e registraram máximas em 7 semanas. Os preços do açúcar tiveram suporte de transição desde terça-feira, quando a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA) informou que a produção de açúcar da Índia em 2023/24 durante o período de outubro a janeiro caiu 5,3% para 14,95 milhões de t.

O contrato do açúcar bruto com vencimento em março teve alta de 3%, para 24,46 centavos de dólar por libra-peso, depois de atingir seu nível mais alto desde o início de dezembro, a 24,54 centavos de dólar. Já o contrato do açúcar branco com vencimento em março subiu 2,3%, para US$ 685,30 por tonelada.

O suporte nos preços também se dão por conta da proibição da Índia às exportações de açúcar que deve ser mantida e da oferta global, que  deve continuar restrita, depois da Índia ter anunciado um imposto de exportação de 50% sobre o melaço proveniente da refinação de açúcar. Isto reduz, segundo análise da Barchart, a probabilidade de a Índia levantar as restrições à exportação de açúcar num futuro próximo.

A produção reduzida de açúcar na Índia é um fator de alta. O Departamento de Meteorologia da Índia disse que as chuvas de monções deste ano (junho-setembro) foram 6% abaixo da média, as chuvas de monções mais fracas em 5 anos. Para o ano de comercialização completo, a ISMA prevê a produção de açúcar da Índia em 2023/24 em 32,5 milhões de toneladas, uma queda de 11,2% em relação aos 36,6 milhões de toneladas em 2022/23.

Em Outubro, a Índia prolongou as restrições às exportações de açúcar a partir de 31 de Outubro até novo aviso, numa tentativa de manter o abastecimento interno adequado. A Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar durante a temporada 2022/23, até 30 de setembro, depois de permitir que exportassem um recorde de 11,1 milhões de toneladas na temporada anterior. A Índia é o segundo maior produtor de açúcar do mundo.

Com informações da Barchart

 

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueOpiniãoPopularÚltimas Notícias

Especial RH: A dinâmica das faixas salariais

Como as faixas salariais evoluem no mercado?  por Renato Fazzolari Salário é...

Últimas Notícias

Preços do etanol caem mais de 7% em SP e reforçam competitividade frente à gasolina

Os preços do etanol cotados nas usinas de cana-de-açúcar do estado de...

açucar
MercadoAçúcarÚltimas Notícias

Açúcar recua e se estabiliza próximo às mínimas de 5,5 anos com pressão de oferta global

Os preços do açúcar operam próximos das mínimas de 5,5 anos, refletindo...

Últimas NotíciasDestaque

Produção de cana atinge 673,2 mi t em 2025/26, aponta Conab, com recorde para etanol

Mesmo com menor colheita em relação ao ciclo passado, país registra maior...