Conecte-se conosco
 

Açúcar

Açúcar cristal mantém trajetória de queda no mercado interno

Publicado

em

Os preços do açúcar cristal branco seguem em queda no mercado spot do estado de São Paulo, mesmo durante a entressafra da cana-de-açúcar, segundo levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A desvalorização se mantém desde o início de fevereiro, pressionada pela baixa demanda para pronta-entrega e pela flexibilidade dos vendedores nas negociações.

De acordo com pesquisadores do Cepea, o Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, voltou ao patamar registrado em outubro de 2024, período em que as usinas paulistas ainda estavam em plena produção. No caso do açúcar Icumsa 150, as usinas conseguiram manter os preços mais firmes devido à restrição de lotes disponíveis no mercado interno, já que essa qualidade foi mais direcionada às exportações. Já para o tipo Icumsa 180, a maior flexibilidade nas negociações tem permitido que compradores pressionem por valores mais baixos.

Na última semana, mesmo com uma recuperação nas cotações internacionais do açúcar demerara, o mercado interno não acompanhou essa tendência. Segundo o Cepea, o contrato Março/25 do açúcar negociado na Bolsa de Nova York (ICE Futures) voltou a fechar acima de 20 centavos de dólar por libra-peso, impulsionado por preocupações com a oferta mundial da commodity. Ainda assim, a demanda enfraquecida no Brasil tem impedido uma reação dos preços no mercado spot.

Pesquisadores afirmam que o cenário de queda interna pode persistir enquanto o consumo doméstico não apresentar sinais de recuperação, especialmente para lotes de pronta-entrega.

Com informações do Cepea
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading