Home Últimas Notícias Açúcar: preços devem se sustentar acima dos cUSD 20/lp
Últimas Notícias

Açúcar: preços devem se sustentar acima dos cUSD 20/lp

Compartilhar

De acordo com relatório divulgado pela UNICA (União das Indústrias de Cana de Açúcar e Bioenergia) a  2ª quinzena de novembro da região Centro-Sul, moeu 46% acima da mesma quinzena da safra anterior. No acumulado, o volume de cana processado atingiu os 619 milhões de toneladas e açúcar 40,8 milhões de toneladas, 15,9% e 23,5% maiores do que 2022/23, respectivamente.

O clima mais seco que a normalidade em novembro e nos primeiros 15 dias de dezembro favoreceu tanto a colheita da cana quanto a produção de açúcar no período. A queda expressiva de preços nas últimas semanas, também foi resultado de movimentos técnicos, além dos fundamentos de mercado. Considerando que o balanço global de açúcar continua deficitário, a tendência é de cotações em patamares acima do custo de produção dos principais países produtores.

Mesmo com muitos rumores relacionados à diminuição do volume indiano de açúcar direcionado para a produção de etanol, e a quebra de produtividade daquele país, ainda não há divulgação oficial relacionada à colheita da safra atual e às possíveis reduções de produtividade que o mercado aguarda. A expectativa de menor produção de açúcar proveniente de menor volume de chuvas nas principais regiões produtoras e o volume adicional de açúcar que não será mais etanol já está precificados pelo mercado, porém, ainda aguardando divulgações oficiais. Em relação à safra tailandesa, foi relatado que a estimativa de início seria em 10 de dezembro, mas também não há nenhuma divulgação relacionada às primeiras semanas de colheita.

No Brasil, a temporada de chuvas mais intensas prevista na região canavieira do Centro-Sul ainda não chegou, o que favorece as usinas que estavam com a colheita atrasada, com possibilidade de bisar cana para o próximo ano. Até a 2ª quinzena de novembro, 218 unidades estavam em operação ante 141 usinas no mesmo período de 2022/23. Segundo a UNICA, a estimativa é de que 98 unidades encerrariam a safra na 1ª quinzena de dezembro. Considerando esses fatores, a estimativa da Consultoria Agro do Itaú BBA é que a moagem atinja 640 milhões de toneladas de cana processadas até o final de março de 2024.

Outro fator importante são os estoques de açúcar brasileiros, que segundo o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), até o final de novembro, totalizaram 15,4 milhões de toneladas, recorde histórico para o período. Os elevados estoques são resultado da forte produção de açúcar para o período (dado o clima mais seco) e dos problemas ocorridos nos portos que atrasaram os embarques.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...