Últimas Notícias
Açúcar: preços caíram com rumores de mais produção indiana
No início de dezembro, rumores de que o governo indiano diminuiria o volume de açúcar que seria direcionado para produção de etanol pressionaram os preços internacionais, porém ainda sem confirmação oficial pelo país. Além disso, a forte redução da posição líquida comprada dos fundos especulativos acentuou a queda das cotações.
Em NY, a tela de mar/24 fechou em cUSD 20,23/lp (26/12), redução de 25% comparado com o mês anterior (26/11). Após os rumores do menor direcionamento de açúcar para o etanol na Índia, saindo de 5 milhões de toneladas projetado pelo programa de etanol da Índia, para 1,7 milhão de toneladas, os preços em duas semanas atingiram os menores patamares desde o final de mar/23.
Mesmo com o aumento do volume disponível de açúcar na Índia, há relatos de que a quebra da safra está maior do que nossa estimativa anterior principalmente nos maiores estados produtores, Maharashtra e Karnataka, ou seja, mesmo com o aumento do volume disponível de açúcar no país a estimativa adicionado ao açúcar que não será direcionado para o etanol ainda totaliza 30,7 milhões de toneladas. A projeção do Itaú BBA para o saldo entre produção e consumo global em 2023/24 continua deficitária em 2,3 milhões de toneladas. Outro fator que acentuou a queda das cotações de açúcar foi a realização de lucro dos fundos especulativos, que estavam com volume net comprado grande, saindo de 188 mil lotes em 21/11 para 34 mil lotes em 19/12.
Cadastre-se e receba nossa newsletter