Home Últimas Notícias Açúcar: preços caíram com rumores de mais produção indiana
Últimas Notícias

Açúcar: preços caíram com rumores de mais produção indiana

açúcar
Compartilhar

No início de dezembro, rumores de que o governo indiano diminuiria o volume de açúcar que seria direcionado para produção de etanol pressionaram os preços internacionais, porém ainda sem confirmação oficial pelo país. Além disso, a forte redução da posição líquida comprada dos fundos especulativos acentuou a queda das cotações.

Em NY, a tela de mar/24 fechou em cUSD 20,23/lp (26/12), redução de 25% comparado com o mês anterior (26/11). Após os rumores do menor direcionamento de açúcar para o etanol na Índia, saindo de 5 milhões de toneladas projetado pelo programa de etanol da Índia, para 1,7 milhão de toneladas, os preços em duas semanas atingiram os menores patamares desde o final de mar/23.

Mesmo com o aumento do volume disponível de açúcar na Índia, há relatos de que a quebra da safra está maior do que nossa estimativa anterior principalmente nos maiores estados produtores, Maharashtra e Karnataka, ou seja, mesmo com o aumento do volume disponível de açúcar no país a estimativa adicionado ao açúcar que não será direcionado para o etanol ainda totaliza 30,7 milhões de toneladas. A projeção do Itaú BBA para o saldo entre produção e consumo global em 2023/24 continua deficitária em 2,3 milhões de toneladas. Outro fator que acentuou a queda das cotações de açúcar foi a realização de lucro dos fundos especulativos, que estavam com volume net comprado grande, saindo de 188 mil lotes em 21/11 para 34 mil lotes em 19/12.

 

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Jalles projeta recuperação da produtividade e amplia investimentos em irrigação na safra 2026/27

Companhia prevê moagem de 7,8 milhões de toneladas de cana, crescimento de...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaquePopular

Sensores, plataformas digitais e automação transformam a gestão da irrigação nas usinas

Monitoramento de solo, planta, clima e sistema hidráulico ampliam a precisão das...

Últimas Notícias

Perspectiva de um El Niño intenso traz mudanças para mercado global de açúcar

Com a formação do fenômeno climático El Niño já confirmada, especialistas consideram que...

Últimas NotíciasDestaque

Cerradinho Bio amplia lucro em 90% na safra 2025/26 e registra crescimento na produção de açúcar

Companhia encerra a safra 2025/26 com EBITDA de R$ 1,5 bilhão, crescimento...