Últimas Notícias
Secretaria de Agricultura prevê criar plano de ação para incentivar a irrigação no Estado de São Paulo
Em visita técnica a Campos de Holambra, secretário conheceu projeto de agricultura irrigada e infraestrutura implantada de pivôs nas lavouras
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, este, no último sábado (06/01), a Associação do Sudoeste Paulista de Irrigação e Plantio na Palha (ASPIPP), em Campos de Holambra, no município de Paranapanema. Durante a visita técnica, foi discutido o atual cenário da agricultura irrigada de precisão e os desafios dos recursos hídricos no Estado. Na ocasião, foi firmada a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de atender às necessidades primordiais da região.
Vale destacar que, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), São Paulo possui uma área total irrigada de 2,4 milhões de hectares, cerca de 29,5% do cenário nacional. Para Guilherme Piai, o setor precisa ampliar ainda mais a área irrigada e para isso é necessário alinhar estratégias com os órgãos responsáveis, como o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). “A irrigação aumenta a produção e diminui o impacto das adversidades climáticas. Nós temos apenas 5,8% das nossas lavouras irrigadas. Por meio de um grupo de trabalho vamos incentivar a expansão da irrigação na agricultura paulista”, ressaltou Piai.
De acordo com os dados do DAEE, a média de chuva no estado é de 1.376 mm/ano. “Os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais fortes e São Paulo passa por uma seca muito forte. Mas quem tem sua lavoura irrigada, tem sua produção garantida”, frisou Piai.
Também foi apresentado ao secretário e aos representantes da Pasta, o projeto executivo do Polo de Irrigação do Pontal. Com uma área total de 250 mil ha, sendo 130 mil ha irrigados. A iniciativa contribuiria na geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.
O secretário Guilherme Piai também visitou a Cooperativa Agroindustrial Holambra, para conhecer as áreas irrigadas por meio de pivôs, sistema que permite aplicar, de maneira precisa, a quantidade necessária de fertilizantes, reduzindo custos com mão de obra e desperdícios.
Estiveram presentes o coordenador da Assessoria Técnica de Gabinete, Alberto Amorim; o coordenador de Assistência Técnica Integral (CATI), Ricardo Pereira, e o diretor da CATI Sementes e Mudas, Gerson Casentini Filho.
Cadastre-se e receba nossa newsletter