Açúcar
Açúcar: produção indiana tem queda anual de 4,3% em 2022/23
A produção de açúcar da Índia registou na safra 2022/23 (de 1º de outubro a 15 de novembro) uma queda de 4,3% frente a safra anterior, com 1,99 milhão de toneladas, contra 2,08 milhões de toneladas.
De acordo com um comunicado divulgado pela ISMA (Associação das Usinas de Açúcar da Índia, em inglês), diversas usinas que operam em estados localizados no oeste do país iniciaram a moagem da cana mais tarde neste ano, o que explica a queda geral na produção de açúcar da temporada no acumulado.
Conforme informações de tradings locais e da rede portuária, cerca de 3,5 milhões de toneladas de açúcar já foram contratadas para exportação até 22 de outubro, das quais cerca de dois milhões já foram fisicamente embarcadas, contra cerca de quatro milhões no mesmo período do ano passado.
“Temos que salientar que muitas tradings fecharam contratos de exportação de açúcar com antecedência neste ano, muito antes da política de exportação do governo ser anunciada, o que ocorreu no último dia 5. Desde então, os preços dispararam no mercado internacional de açúcar, o que está levando usinas a renegociar os preços par aos contratos de exportação”, destacou a Isma.