Home Açúcar Açúcar: Produção no Centro-Sul deve recuar 16,7% na 1ª quinzena de setembro
Açúcar

Açúcar: Produção no Centro-Sul deve recuar 16,7% na 1ª quinzena de setembro

Compartilhar

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve totalizar 2,671 milhões de toneladas na primeira quinzena de setembro,  o que representa uma queda de 16,7% no ano. 

De acordo uma pesquisa com 10 analistas da S&P Global Platts, o esmagamento da cana é estimado em 34,8 milhões de toneladas a 42,4 milhões de toneladas. A estimativa média é de moagem total de cana de 38,8 milhões de toneladas, queda de 13,2% no ano.

“O esmagamento da cana provavelmente dará sinais de desaceleração na primeira quinzena de setembro devido às expectativas de que algumas usinas já pararam de produzir para o ano-safra”, disse um analista da S&P Global Platts Analytics.

A proporção da cana utilizada para a produção de açúcar deve ser de 46,1%, ante 47,3% um ano antes. Embora os produtores brasileiros tenham aproveitado os recentes altos preços do etanol hidratado e anidro, as expectativas de longo prazo são de que as usinas continuem a maximizar sua produção de açúcar, dada a maior lucratividade em relação ao etanol.

“Os dados de agosto da UNICA não trouxeram nenhuma surpresa ao mercado, mas setembro pode ter algumas surpresas se as usinas começarem a fechar mais cedo para a safra”, disse a Platts Analytics.

A produção total de etanol da cana-de-açúcar deve ser de 2,07 bilhões de litros, uma redução de 10,8% em relação ao ano anterior.

A produção de etanol hidratado da cana era estimada em 1,12 bilhão de litros, de acordo com a média das respostas dos analistas à pesquisa. Isso seria uma queda de 25,2% ano a ano. A produção de etanol anidro de cana na primeira quinzena de setembro é esperada em 820 milhões de litros, um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior, de acordo com o levantamento.

A produção total de etanol de milho deve ser de 130 milhões de litros, um aumento de 7,4% ano a ano. A produção de etanol hidratado é estimada em 89 milhões de litros, um aumento de 18,5% ano contra ano, e a produção de etanol anidro na primeira quinzena de setembro é de 41 milhões de litros, uma redução de 10,4% em relação ao ano anterior.

Compartilhar
Artigo Relacionado
AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar cristal encerra julho com preços estáveis, mas média mensal recua 6,29

Os preços do açúcar cristal no mercado spot paulista encerraram julho praticamente...

AçúcarÚltimas Notícias

Preços do açúcar caem devido à perspectiva de oferta global robusta

Os preços do açúcar na segunda-feira desistiram de um avanço antecipado e...

açucar
AçúcarOpinião

[Opinião] Açúcar: sem queda, mas com gosto amargo

O contrato futuro de açúcar em NY com vencimento julho/25, que expira...