Home Últimas Notícias AFCP alerta para seca durante início da safra em Pernambuco com intensificação do El Niño
Últimas Notícias

AFCP alerta para seca durante início da safra em Pernambuco com intensificação do El Niño

Compartilhar

Boletim climático da entidade prevê chuvas abaixo da média em agosto e setembro, período de início da safra das usinas pernambucanas

A intensificação do fenômeno El Niño deve reduzir as chuvas na Zona da Mata de Pernambuco durante os meses de agosto e setembro, justamente no período de início da moagem da cana-de-açúcar no estado. O alerta é da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), que prevê precipitações irregulares e abaixo da média histórica para o próximo bimestre.

Embora o primeiro semestre de 2026 tenha registrado um balanço positivo de chuvas, com volumes dentro da normalidade e até acima da média em algumas áreas, julho já apresentou uma mudança no cenário climático. Até o dia 27, as precipitações ficaram 58,9% abaixo da média histórica na Mata Norte e 49,6% abaixo na Mata Sul, reflexo da atuação do El Niño e de bloqueios atmosféricos que limitaram a formação de chuvas sobre o litoral pernambucano.

Segundo o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, a preocupação é que o fenômeno ganhe força exatamente no momento em que as usinas iniciam a moagem.”A intensificação ocorrerá justamente no período marcado pelo início da moagem das usinas, a exemplo da Coaf, em Timbaúba, que realizará a missa de abertura neste domingo. Tudo indica que serão meses de escassez e isso é preocupante”, afirma.

De acordo com o boletim climático da entidade, o aquecimento das águas do Oceano Pacífico continua evoluindo e o El Niño tende a atingir intensidade forte nos próximos meses, aumentando as temperaturas e reduzindo ainda mais as precipitações sobre as regiões da Mata Norte e Sul de Pernambuco. Os modelos climáticos indicam que agosto e setembro deverão registrar chuvas abaixo da média histórica, justamente durante uma fase importante para o desenvolvimento da safra.

Apesar da perspectiva desfavorável para o próximo bimestre, a AFCP destaca que o comportamento climático de 2026 ainda apresenta saldo positivo. As chuvas registradas entre abril e maio compensaram parte da redução observada a partir de junho, mantendo o acumulado anual próximo da normalidade e, em algumas áreas da Mata Sul, acima da média histórica.

Coaf inicia a 12ª safra neste domingo

A Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf) realizará neste domingo (2), às 9h, a tradicional missa que marca o início da moagem da safra 2026/27, na Capela de Nossa Senhora da Conceição, localizada na unidade industrial de Timbaúba.

Esta será a 12ª safra desde a reativação da antiga Usina Cruangi, ocorrida no ciclo 2014/15. Ao convidar cooperados, colaboradores, parceiros e representantes do setor para a cerimônia, Alexandre Andrade Lima destacou o significado do momento para os produtores.”Vamos todos juntos agradecer por mais uma safra.”

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Fundos fazem a maior inversão na aposta para o preço do açúcar em 20 anos

Em duas semanas, eles realizaram compras líquidas de 145 mil contratos futuros...

Últimas Notícias

Moagem de cana do Centro-Sul recua 8,4% na 2ª quinzena de julho, aponta ministério

A moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil caiu 8,4% na segunda...

Renovabio
Últimas Notícias

ANP propõe mudanças na RenovaCalc para cálculo da intensidade de carbono dos biocombustíveis

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) disponibilizou nesta...

Últimas Notícias

Petróleo fecha com alta de mais de US$ 2 com impasse na guerra no Irã

Os preços do petróleo fecharam com alta de mais de US$ 2...