Home Últimas Notícias AFCP e Sindaçúcar pedem regulamentação da Lei dos CBios a ministro
Últimas Notícias

AFCP e Sindaçúcar pedem regulamentação da Lei dos CBios a ministro

Compartilhar

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se ontem, 09, com empresários e representantes de classe do setor sucroenergético na usina Petribu. Na ocasião, Alexandre Andrade Lima e Renato Cunha, presidentes da Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e do Síndicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar) respectivamente, solicitaram a regulamentação da lei derivada do Projeto de Lei (PL 3149/20) onde definiu o pagamento de Crédito de Descarbonização (CBios) das usinas aos fornecedores de cana e punições para quem descumpre com suas obrigações.

“O ministro se comprometeu com o pleito e em agilizar a regularização. Deverá anunciar a iniciativa nos próximos dias, como também o processo derivado de uma outra nova lei federal, a 14.993 de 2024, chamada de Combustível do Futuro porque dentre os pontos que estimula os biocombustíveis, a exemplo do aumento do etanol anidro na composição da gasolina, podendo chegar a 35%”, diz Lima, que também preside a usina em Timbaúba da Cooperativa de Canavieiros

A reunião da AFCP e do Sindaçúcar com o ministro Silveira contou com a presença do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, da governadora de Pernambuco Raquel Lyra e a sua vice Priscila Krause, além do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do presidente do PSD, Gilberto Kassab, partido no qual a governadora se filiou recentemente. O anfitrião do encontro foi Jorge Petribu, também presente no local.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

São Martinho tem queda na moagem e redução nas margens financeiras na safra 2025/26

A São Martinho encerrou o primeiro semestre da safra 2025/26 com retração...

Últimas Notícias

México impõe tarifas de até 210% sobre o açúcar para proteger a indústria local

A estratégia para o produto faz parte do Plano México, da presidente...

Últimas Notícias

“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta segunda-feira, 10, que se...

Últimas Notícias

StoneX prevê avanço na geração de CBIOs em 2025 e 2026

Segundo o relatório, o crescimento do mercado será impulsionado pela recuperação do...