Home Últimas Notícias AFCP monta laboratórios para análise da cana e ATR em usinas de Pernambuco
Últimas Notícias

AFCP monta laboratórios para análise da cana e ATR em usinas de Pernambuco

Share
Cana-de-açúcar pode proporcionar um futuro mais verde e limpo e gerar novas oportunidades de rentabilidade para o produtor
Share

A quantidade e a qualidade da cana são cruciais para a definição do preço que será pago pelas usinas. Os agricultores ligados à Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) passaram a contar com a ampliação deste serviço técnico que analisará essas questões na safra, de forma inédita em todo o Brasil, pois somente as usinas que analisavam.

A AFCP é responsável pelos laboratórios e a contratação de pessoal qualificado em três usinas de PE. Os laboratórios foram instalados nas unidades da Coaf (Timbaúba), CooafSul (Ribeirão) e da CooafVale (Joaquim Nabuco). As três são geridas pelo modelo de cooperativa profissional vinculados à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-PE).

“O fornecedor de cana, representado pelo próprio segmento através da AFCP, tem os seus laboratórios para a análise da sua cana”, conta Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. A análise será realizada desde a chegada da cana na usina, quando passa pela balança da unidade (medindo seu peso). E depois pela verificação do potencial de açúcar (ATR), índice usado para a precificação.

Esse serviço já estava sendo realizado pela AFCP na Coaf e CooafSul. Com a abertura da CoafVale, assumindo a usina Pumaty nesta safra, a associação tomou a decisão de também fazer na CoafVale. A AFCP investiu quase meio milhão de reais na criação somente do laboratório de análise da cana na usina CoafVale.

“Assim, os fornecedores de cana dessas três usinas passam a contar com essa análise especializada, conferindo a cana e garantia do preço justo”, destaca Lima.

Share
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Atvos reforça compromisso com desenvolvimento profissional de mulheres no setor sucroenergético

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, empresa...

Últimas Notícias

Unem e ApexBrasil apresentam DDG e DDGS brasileiros para mercado asiático

Missão, chamada “Brazilian Distillers Grains” e resultado de parceria entre as entidades,...

Últimas Notícias

Usina Lins deve moer 4,29 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2025/26

A Usina Lins, localizada na cidade paulista homônima, estima que irá moer...

DestaqueÚltimas Notícias

Etanol: vendas atingem 2,8 bilhões de l em fevereiro, alta de 1,15%

Até primeiro de março, a moagem atingiu 614,69 milhões de toneladas, queda...