Home Últimas Notícias Agroindústria cresce novamente e acumula uma expansão de 1,3% em 2022
Últimas Notícias

Agroindústria cresce novamente e acumula uma expansão de 1,3% em 2022

Compartilhar

Em novembro de 2022 a produção agroindustrial registrou uma alta de 3,4% em relação ao mesmo mês de 2021, correspondendo ao nono mês consecutivo sem contração. A expansão do mês foi puxada, exclusivamente, pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja alta foi de 7,9%. Os dados são da pesquisa mensal do FGV Agro sobre a Agroindústria.

O segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, registrou queda do seu volume de produção, de 1,2%. Com isso, a expansão acumulada no ano da produção agroindustrial é de 1,3% (janeiro a novembro de 2022 frente ao mesmo período do ano anterior).

Vale ressaltar que a Agroindústria deverá encerrar o ano de 2022 com uma variação positiva frente a 2021 (em torno de 1,4%) apesar do primeiro semestre do ano ter sido bem desconfortável.

No entanto, destaca-se que esse crescimento virá, notadamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, uma vez que o segmento de Produtos Não-Alimentícios só fechará o ano em campo positivo se, em dezembro/2022, registrar uma variação interanual igual ou superior à 1,7% – algo que não foi observado nos últimos dois meses em novembro/2022, a produção agroindustrial registrou uma alta de 3,4% em relação ao mesmo mês de 2021, correspondendo ao nono mês consecutivo sem contração.

A expansão do mês foi puxada, exclusivamente, pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja alta foi de 7,9%. O segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, registrou queda do seu volume de produção, de 1,2%. Com isso, a expansão acumulada no ano da produção agroindustrial é de 1,3% (janeiro a novembro de 2022 frente ao mesmo período do ano anterior).

Vale ressaltar que a Agroindústria deverá encerrar o ano de 2022 com uma variação positiva frente a 2021 (em torno de 1,4%) apesar do primeiro semestre do ano ter sido bem desconfortável. No entanto, destaca-se que esse crescimento virá, notadamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, uma vez que o segmento de Produtos Não-Alimentícios só fechará o ano em campo positivo se, em dezembro/2022, registrar uma variação interanual igual ou superior à 1,7% – algo que não foi observado nos últimos dois meses.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Brasil quer que Paraguai priorize inclusão de setores automotivo e açucareiro no Mercosul

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que...

Últimas Notícias

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela...

Últimas Notícias

S&P rebaixa rating da Adecoagro para BB- após aquisição da Profertil e elevação da alavancagem

A S&P Ratings rebaixou o rating de crédito da Adecoagro S.A. de...

Planta etanol milho inpasa
Últimas Notícias

Inpasa anuncia nova biorrefinaria de etanol em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, anunciou...