Home Últimas Notícias Agrovale ajuda a apagar incêndios em cerca de 800 hectares de caatinga
Últimas Notícias

Agrovale ajuda a apagar incêndios em cerca de 800 hectares de caatinga

Compartilhar

A Agrovale, usina localizada em Juazeiro, BA, por meio da sua Brigada de Combate a Incêndios formada por 18 profissionais, carros-pipa, máquinas do tipo patrol, motoniveladora, retroescavadeira e abafadores, ajudou o 9° Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro (9º GBM), a apagar e controlar dois grandes incêndios que ocorreram no início da semana e que queimaram aproximadamente 800 hectares da vegetação de caatinga no distrito de Pinhões, em Juazeiro, Norte da Bahia.

O primeiro sinistro foi debelado depois de cerca de 24 horas de fogo intenso, na região de Lagoa do Boi. O segundo incêndio começou na manhã de segunda-feira com as chamas que foram levadas pelo vento até a região dos Campos, (próximo a BA 210), perdurando em lugares distantes, íngremes e de difícil acesso de uma área também de caatinga.

Segundo o major comandante da Base Florestal do 9° grupamento, Tadeu Gomes, estão sendo investigadas as causas dos incêndios. “As altas temperaturas e a baixa umidade do ar são os fatores mais comuns, mas devemos levar em conta também o fato de que alguns agricultores utilizam a chamada queima de coivara, que dependendo dos ventos pode levar o fogo para outras áreas”, ressaltou.

De acordo com o gestor de Colheita e Transporte da Agrovale, Ivonaldo Almeida, a Brigada de combate a Incêndios da empresa agiu com rapidez e presteza no atendimento às comunidades.

“Assim que tomamos conhecimento dos sinistros formamos logo as equipes de trabalho e disponibilizamos nossa frota veicular. Tanto na Lagoa do Boi como nos Campos ajudamos o Corpo de Bombeiros, fornecendo água para abastecer as bombas costais e auxiliando na construção de uma linha molhada na base do contrafogo, além de providenciar alimentação e água gelada para os combatentes das chamas”, concluiu, salientando que a ajuda às comunidades atingidas por incêndios faz parte do projeto de responsabilidade social e ambiental da Agrovale. A equipe da Brigada e o Corpo de Bombeiros seguem nas áreas dos incêndios, controlando e fazendo o monitoramento.

 

Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Últimas Notícias

Brasilcom pede corte de 15% nas metas anuais do RenovaBio ao governo

Associação alega expectativa de menor consumo de combustíveis fósseis devido ao avanço...

Últimas Notícias

CRV Industrial e Rubi S.A. mantêm certificação internacional Halal para produção de açúcar

Auditorias realizadas nas unidades goianas confirmaram a conformidade dos processos produtivos com...

Últimas Notícias

Produção de petróleo do Brasil atinge quarto recorde mensal consecutivo

A produção de petróleo do Brasil registrou seu quarto recorde mensal consecutivo...

Últimas Notícias

Etanol acumula alta de 38% em três meses com atraso na safra de cana

Após forte desvalorização entre abril e julho, preços estão próximos do mesmo...