Home Últimas Notícias Airbus e TotalEnergies firmam acordo para fornecimento de SAF na Europa
Últimas Notícias

Airbus e TotalEnergies firmam acordo para fornecimento de SAF na Europa

Crédito: Getty Images/iStockphoto Direitos autorais: ipopba
Compartilhar

A Airbus e a TotalEnergies anunciaram nesta quarta-feira, 21, a formação de uma parceria estratégica para desenvolver o mercado de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês).

A TotalEnergies fornecerá à fabricante de aeronaves SAF suficiente para cobrir mais da metade de suas necessidades na Europa. Além disso, as empresas vão trabalhar em um programa de pesquisa e inovação destinado a desenvolver combustíveis 100% sustentáveis, adaptados ao design das aeronaves atuais e futuras.

O impacto da composição dos SAF na redução das emissões de CO2 e os rastros de condensação também serão estudados.

A TotalEnergies fornece o SAF usado pela Airbus nas entregas de aeronaves em Toulouse, na França, desde 2016. Segundo a produtora de combustíveis, seus produtos podem reduzir até 90% das emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida em comparação com o querosene fóssil. A meta da Total é produzir 1,5 milhão de toneladas de SAF por ano até 2030.

Produção de SAF deve triplicar em 2024

Estimativas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) indicam que a produção de combustíveis sustentáveis de aviação deve triplicar dos 600 milhões de litros fornecidos em 2023 para 1,8 bilhão de litros em 2024.

A produção de SAF está em plena expansão. Em 2023, o volume disponibilizado para as companhias aéreas foi o dobro dos 300 milhões de litros vendidos em 2022.

Ainda assim, sua participação no mercado global é de apenas 3% de todos os combustíveis renováveis produzidos. Aproximadamente 97% da produção é destinada a outros setores, como o transporte terrestre.

Segundo a Iata, a pequena porcentagem de produção de SAF na proporção do total de combustível renovável se deve principalmente à nova capacidade disponível em 2023 sendo alocada para outros mercados.

EPBR

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...