Home Últimas Notícias ANP vai atualizar regras para usinas produtoras de biocombustíveis
Últimas Notícias

ANP vai atualizar regras para usinas produtoras de biocombustíveis

Compartilhar

Fabricantes de biocombustíveis terão que seguir novas regras. A diretoria da ANP aprovou ontem, a realização de consulta pública do Relatório de Análise de Impacto Regulatório (RPAIR) que trata da revisão da Resolução ANP nº 734/2018.

Essa resolução consolidou o marco regulatório da produção de biocombustíveis, abarcando tanto a autorização para o exercício dessa atividade produtiva quanto a outorga das autorizações de operação das instalações produtoras.

O RPAIR, de acordo com a ANP, identificou uma oportunidade de aprimoramento associado à regulação dos produtores de biocombustíveis relativo às condições mínimas para a segurança operacional das instalações produtoras de biocombustíveis.

“No relatório estão sendo apresentadas opções regulatórias que os riscos identificados, atuando sobre as suas fontes, visando assegurar a proteção à vida humana e ao meio ambiente. Esse objetivo regulatório está alinhado ao mapa estratégico da ANP, que pretende, entre outras diretrizes, implementar ações regulatórias que visem à segurança e ao desenvolvimento sustentável dos mercados regulados – estímulo de atividades reguladas mais seguras e sustentáveis”, disse a ANP em nota.

Para atingir esse objetivo, no âmbito do Relatório Preliminar de Análise de Impacto Regulatório, a ANP propõe opções regulatórias como: Exigir estudo de gestão de mudanças para alterações na instalação produtora;  Exigir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) de todos os produtores de etanol, estabelecendo prazo para que as instalações sem o documento, se adequem a exigência (proposto como disposição transitória na resolução) e exigir tancagem mínima para produtores de biocombustíveis líquidos que contemple capacidade de armazenamento equivalente a três dias da produção de combustíveis da instalação;

A ANP ainda propõe estabelecer critério de revogação de autorização de operação se a instalação produtora ultrapassar dois anos sem efetiva produção de biocombustíveis.

Com informações da ANP

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tereos realiza ação de conscientização para prevenção e combate a incêndios em cidades da região

Ação faz parte da campanha anual da empresa, que visa conscientizar e...

OpiniãoÚltimas Notícias

[Opinião] Açúcar: agosto pode trazer o ponto de inflexão

O contrato futuro de açúcar em NY com vencimento outubro/25 encerrou a...

Últimas Notícias

Produtores e comerciantes do etanol sem fins carburantes conseguem aliviar a carga fiscal

Decreto corrige a desoneração de PIS/COFINS na cadeia do etanol Como esperado,...

biocombustiveis
Últimas Notícias

Biocombustíveis absorverão mais da metade da produção de óleo de soja dos EUA, diz USDA

Os fabricantes de biocombustíveis dos Estados Unidos consumirão mais da metade de...