Home Últimas Notícias ANP visita projeto de captura e armazenamento de carbono a partir do milho nos EUA
Últimas Notícias

ANP visita projeto de captura e armazenamento de carbono a partir do milho nos EUA

Share
Milho (Ilustrativa/Divulgação)
Share

A ANP participou de uma missão internacional nesta última segunda-feira, 12, no Estado de Illinois, Estados Unidos. A delegação foi liderada pelo Diretor Cláudio Jorge de Souza e contou com a participação das superintendentes de Exploração, Marina Abelha, e de Produção de Combustíveis, Patrícia Baran.

A equipe esteve na IIlinois State Geological Survey (ISGS) – parte do Prairie Research Institute, da Universidade de Illinois – e realizou visita técnica às instalações do National Sequestration Education Center.

Segundo o Diretor Cláudio Jorge de Souza, a missão teve por objetivo conhecer as práticas e lições aprendidas em projetos de captura e armazenamento geológico de carbono associados à produção de etanol de milho, em alinhamento à importância crescente que o tema da transição energética vem adquirindo.

“Tal iniciativa da ANP se torna ainda mais relevante com o avanço das discussões legislativas sobre o tema de Captura, Utilização e Estoque de Carbono (CCUS e CCS), e com a perspectiva de a Agência vir a ter novas atribuições relacionadas a esse tema. Importante destacar que, no Brasil, já existe grande potencial para aplicação da tecnologia de CCS, especialmente na região Centro-Oeste do país, que, além de ser produtora de etanol de cana de açúcar, atualmente conta com uma produção crescente proveniente do milho, bem como em áreas offshore, que, apesar de ser outro ambiente, deverá seguir a mesma a técnica”, completou.

Captura e armazenamento de carbono, do termo em inglês carbon capture and storage (CCS), é o processo de captura de dióxido de carbono (CO2), transportando-o e armazenando-o. O armazenamento pode ser realizado em campos depletados, cavernas de sal ou estruturas geológicas.

Usualmente, o processo de CCS inclui captura de CO2 é de grandes fontes pontuais, como uma usina, e então seu armazenamento em uma formação geológica subterrânea, em aquíferos salinos profundos. O objetivo é evitar a liberação de CO2 com a intenção de mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Share
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Usina Lins deve moer 4,29 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2025/26

A Usina Lins, localizada na cidade paulista homônima, estima que irá moer...

DestaqueÚltimas Notícias

Etanol: vendas atingem 2,8 bilhões de l em fevereiro, alta de 1,15%

Até primeiro de março, a moagem atingiu 614,69 milhões de toneladas, queda...

Últimas Notícias

Usinas já fixam 25 milhões de toneladas de açúcar para a safra 2025/26

As usinas brasileiras já haviam fixado 25 milhões de toneladas de açúcar...

Últimas Notícias

Setor está confiante para aprovação da mistura de etanol na gasolina

O aumento de 30% da mistura do anidro na gasolina está prestes...