Home Últimas Notícias Apesar das chuvas, produção de cana será menor devido à seca de agosto, diz analista
Últimas Notícias

Apesar das chuvas, produção de cana será menor devido à seca de agosto, diz analista

Compartilhar

Samuel Isaak, analista de commodities da XP, afirma que projeções para a cana-de-açúcar de abril de 2025 até março de 2026 são de queda da produção

A melhora do clima para a agricultura desde outubro até agora, com chuvas consistentes no Brasil, tem ancorado uma perspectiva de safra maior no país para o ano que vem, de acordo com Samuel Isaak, analista de commodities da XP, que participou nesta quarta (18) do programa Morning Call da XP.

Mas, por outro lado, ele afirma que projeções para a cana-de-açúcar de abril de 2025 até março de 2026 são de queda da safra.

“Os canaviais sofreram com as queimadas entre a agosto e setembro no Sudeste. Esse período extenso, com falta de chuvas, comprometeu a expansão e área de plantio no ano que vem, limitando a produtividade, mesmo com as chuvas recentes”, disse.

Queda de 2,5%

A queda da safra pode chegar a 2,5% para a commodity na região Centro-Sul, de acordo com relatório da XP apresentado pelo analista. “Apesar disso, a gente tem expectativa de um aumento no mix de açúcar”, explicou. Nesse caso, as usinas devem se concentrar mais na produção do açúcar do que o etanol por conta do preço mais favorável do primeiro.

Ele também comentou sobre as proteínas animais. “O câmbio elevado tem mantido as exportações muito competitivas frente ao consumo doméstico, mesmo com a alta da proteína que vem acontecendo nos últimos meses”, disse.

De acordo com relatório da XP, a cotações do boi estão mais estáveis em dezembro após reajuste de novembro, mas a escalada de preços segue impactando preços no varejo e na exportação. O documento relata que os preços médios da carne exportada subiram 1,4% na parcial de dezembro.

Samuel Isaak explicou que o consumo doméstico da carne no Brasil, com as festas de final de ano, aumentou, mas já foi toda vendida ao varejo pelo atacado. Assim, já não há expectativa de movimentação de preço da commodity até pelo menos a virada do ano.

Com informações da InfoMoney / Augusto Diniz
Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasOpinião

O que já era esperado para o início da safra 2026/27 se concretiza

O primeiro terço da Safra 2026/27 aponta aumento da produtividade (TCH –...

OpiniãoÚltimas Notícias

Etanol entre o velho motor a combustão e a descarbonização: caminhos para o Brasil industrial

Por quase cinco décadas o etanol brasileiro foi tratado como um assunto...

Últimas Notícias

Governo publica medida provisória que trata da renegociação das dívidas rurais

Estimativa é alcançar mais de R$ 100 bilhões em débitos de produtores...

Últimas NotíciasDestaque

E32 pode eliminar importação de 800 milhões de litros de gasolina por ano, diz UNICA

A ampliação da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina para 32%...