Home Últimas Notícias Área plantada com beterraba sacarina cresce na UE, mas doença ameaça lavoura
Últimas Notícias

Área plantada com beterraba sacarina cresce na UE, mas doença ameaça lavoura

Apesar da derrocada dos preços na última semana - que fez os contratos de açúcar de março serem negociados a US$ 14,46, o preço foi 5,4% maior
Foto/ilustrativa
Compartilhar

Os agricultores europeus plantaram um pouco mais de beterraba sacarina este ano, incentivados pelos altos preços do açúcar, mas a colheita é incerta depois que as fortes chuvas atrasaram o plantio e o clima ameno aumentou o risco de uma doença devastadora em alguns países, segundo analistas.

Os solos úmidos e as chuvas contínuas atrasaram o trabalho de campo em cerca de duas semanas nos dois maiores países produtores, França e Alemanha, enquanto a Polônia, tradicionalmente o terceiro maior produtor, beneficiou-se do clima favorável.

Na França, onde os plantios estavam chegando ao fim, os agricultores esperam que a área semeada se recupere em 6% de uma mínima de 14 anos atingida no ano passado, para 402 mil hectares, um nível semelhante ao de 2022, em meio a preços fortes e depois que as safras de inverno encharcadas tiveram que ser semeadas novamente.

Mas um aumento semelhante na safra estava longe de ser garantido, disse o analista Timothé Masson, do grupo de produtores de beterraba CGB. “A probabilidade de obter um bom rendimento agora é quase nula porque as semeaduras não foram feitas em boas condições e há um alto risco de os pulgões transmitirem um vírus este ano”, afirmou.

Um surto da doença na França em 2020 levou a uma queda de 26% na produção de açúcar do país. O risco de ver a praga devastar as plantações novamente este ano levou o governo francês, no início deste mês, a permitir que os agricultores aumentassem o uso de dois pesticidas nas plantações.

Na Alemanha, normalmente o segundo maior produtor de beterraba da UE, as semeaduras também sofreram atrasos repetidos porque o solo estava muito úmido. Espera-se que a área de beterraba aumente apenas 2% em relação aos 364 mil hectares da última temporada, apesar dos altos preços do açúcar, disse um analista alemão.

Os contratos de fornecimento de longo prazo entre agricultores e produtores de açúcar tendem a limitar os aumentos na área plantada, já que as fábricas não querem mais do que podem processar, disse ele.

Na Polônia, geralmente o terceiro maior produtor da UE, a área de semeadura de beterraba sacarina deve aumentar para cerca de 272 mil hectares, aproximadamente 2,5% acima do ano passado, disse o diretor da União Nacional Polonesa de Produtores de Beterraba açucareira (KZPBC), Rafal Strachota.

O clima durante a semeadura foi geralmente favorável na Polônia, apesar de algumas chuvas, e a maior parte da área planejada já foi plantada, disse ele.

Reuters/Sybille de La Hamaide, Michael Hogan e Nigel Hunt

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ANP aprova plano para combate à abusividade de preços de combustíveis

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)...

Últimas Notícias

Raízen diz que apoio a seu plano de recuperação extrajudicial sobe para 80,15%

A produtora de ‌açúcar e etanol e distribuidora de combustíveis ‌Raízen informou...

Últimas Notícias

De Olho no Material Escolar lança novo diagnóstico sobre o agro nos livros didáticos

Quatro anos depois de estudo inédito, e após promulgação do novo Plano...

Últimas Notícias

Lula e Sheinbaum avaliam possível acordo entre Petrobras e Pemex

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu cooperação na área...