Home Últimas Notícias Área queimada no Brasil cresce 150% até setembro ante 2023, aponta MapBiomas
Últimas Notícias

Área queimada no Brasil cresce 150% até setembro ante 2023, aponta MapBiomas

Compartilhar

O Brasil registrou 22,38 milhões de hectares queimados de janeiro a setembro, 150% a mais do que em igual período do ano passado, segundo o monitor do fogo do MapBiomas. Esse total equivale a uma área similar ao estado de Roraima. A Amazônia foi o bioma mais atingido, concentrando 51% das queimadas, o que corresponde a 11,3 milhões de hectares.

O levantamento também aponta que 73% da área queimada era de vegetação nativa, com destaque para formações florestais (21% da área total). Entre as áreas agropecuárias, as pastagens plantadas foram as mais atingidas, com 4,6 milhões de hectares queimados.

Mato Grosso foi o estado mais afetado, com 5,5 milhões de hectares queimados, seguido pelo Pará (4,6 milhões) e Tocantins (2,6 milhões). São Félix do Xingu (PA) liderou entre os municípios, com 1 milhão de hectares queimados, seguido por Corumbá (PA), com 741 mil hectares.

Setembro foi o mês com maior registro de queimadas, com 10,65 milhões de hectares prejudicados, representando 47,6% de toda a área queimada em 2024 até então. Em comparação com o igual mês de 2023, o aumento foi de 181%.

“O período de seca na Amazônia, que normalmente ocorre de junho a outubro, tem sido particularmente severo este ano, agravando ainda mais a crise dos incêndios na região – um reflexo da intensificação das mudanças climáticas, que acabam tendo papel crucial para a propagação de incêndios”, afirmou, em nota, a diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar.

O Cerrado também registrou grandes impactos, com 4,3 milhões de hectares queimados em setembro, um aumento de 117% em relação ao ano anterior. O Pantanal, por sua vez, registrou avanço de 2.306% na área queimada em comparação com a média dos últimos cinco anos.

A Mata Atlântica teve 896 mil hectares queimados entre janeiro e setembro, sendo a cana-de-açúcar a principal cultura prejudicada. Em contraste, o Pampa e a Caatinga mostraram reduções nas áreas queimadas devido à maior umidade e à queda no uso descontrolado do fogo.

Com informações da Agência Estado/Leandro Silveira
Compartilhar
Artigo Relacionado
São Manoel
Últimas NotíciasDestaque

Endura e Usina São Manoel avançam com projeto de R$ 1,5 bilhão para captura de CO₂

Projeto na Bacia do Paraná foi protocolado junto à ANP e terá...

Últimas Notícias

Congresso prorroga por 60 dias MP que autoriza subvenção a produtores de cana do Nordeste

Medida contempla produtores independentes afetados por sobretaxas dos Estados Unidos ou por...

Últimas Notícias

Safra de cana pode ser a 2ª maior da história, com 705,2 milhões de t

Conab projeta crescimento de 4,7% na produção; fabricação de açúcar deve cair...

Últimas Notícias

El Niño é principal risco para a oferta mundial de açúcar

Fenômeno climático pode causar seca na Índia e Tailândia, afetando a produtividade...