Home Destaque Atvos amplia plantio com semente artificial de cana-de-açúcar
DestaqueUsinas

Atvos amplia plantio com semente artificial de cana-de-açúcar

Compartilhar

Expectativa com nova tecnologia é que 800 mil toneladas de cana-de-açúcar antes utilizadas no plantio sejam destinadas à produção de etanol e energia elétrica

A Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, concluiu, em Nova Alvorada do Sul, no Mato Grosso do Sul, o plantio de cinco novos hectares de cana-de-açúcar cultivados com a semente artificial Emerald, desenvolvida pela Syngenta.

No início da safra 2020/2021, foram colhidos em Mirante do Paranapanema, interior de São Paulo, os primeiros três hectares dessa fase piloto de utilização da tecnologia que encapsula células vegetativas, protegendo-as de riscos físicos e ambientais.

“A expansão da parceria se deu pelo desenvolvimento positivo em São Paulo, com falhas inferiores a 3%. A adoção da Emerald integra nossa estratégia de identificar iniciativas inovadoras no aumento da produtividade. É uma fase inicial, mas estamos otimistas com o potencial”, adianta Rodrigo Vinchi, vice-presidente agrícola da Atvos.

Com a semente artificial, a Atvos estima que futuramente, mais de 800 mil toneladas de cana que seriam plantadas, sejam destinadas à produção de etanol e energia, contribuindo para aumentar a produtividade das unidades. Estima-se ainda uma redução de custos com um número menor de equipamentos mobilizados no plantio mecanizado, como colhedoras e transbordos.

A expectativa da Atvos com esse novo sistema é simplificar o processo de plantio. Com a eliminação da necessidade de grandes áreas de viveiros, outro benefício esperado é a melhoria na contabilidade da Intensidade de Carbono da cadeia produtiva da empresa, a partir da redução do volume de emissões de gases do efeito estufa com a colheita e o transporte da cana-muda até a área a ser cultivada.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas NotíciasDestaque

Usinas goianas adotam postura conservadora para 2026/27 após safra 25/26 com ATR abaixo do planejado

Usinas Rubi e CRV de Goiás mantêm base agrícola estável, priorizam eficiência...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos é 1ª usina de SP com selo Regenagri, por práticas de agricultura regenerativa

Unidade Cruz Alta, em Olímpia (SP), é a segunda do Brasil a...

DestaqueÚltimas Notícias

S&P revisa perspectiva da Cosan para negativa após rebaixamento da Raízen

Agência mantém rating ‘BB’ da holding e afirma que impactos imediatos são...