A Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, fechou uma importante parceria com a startup japonesa Tsubame BHB para construir uma fábrica de amônia aquosa verde em Mineiros (GO). O anúncio foi feito pela própria empresa, que revelou um investimento superior a R$ 70 milhões no projeto, com capacidade para produzir 20 mil toneladas por ano do fertilizante sustentável.
A nova unidade ficará localizada na área da usina Morro Vermelho (UMV), da Atvos, e o produto será usado para substituir os fertilizantes nitrogenados de origem fóssil aplicados nas lavouras da UMV e da unidade Alto Taquari (UAT), em Mato Grosso. Segundo a empresa, a iniciativa deve reduzir em cerca de 11 mil toneladas as emissões anuais de CO2.
“Como uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, a Atvos tem o compromisso não só de contribuir com a descarbonização das principais economias do mundo, mas também de reduzir as emissões de suas próprias operações”, afirmou Bruno Serapião, CEO da Atvos. “Esta parceria com a Tsubame BHB é um passo importante para alcançarmos esses objetivos, ao mesmo tempo em que impulsionamos o desenvolvimento das regiões onde atuamos”, completou.
A expectativa é que as obras comecem no próximo ano, após a conclusão dos projetos de engenharia e licenciamento ambiental, com previsão de operação a partir de 2027. A tecnologia será fornecida pela Tsubame BHB, utilizando hidrogênio verde e nitrogênio capturado do ar, sem o uso de matérias-primas fósseis. Além da aplicação agrícola, a amônia verde também pode ser usada nas indústrias química e farmacêutica e no tratamento de águas.
“O Brasil tem grande potencial para se tornar um dos principais produtores de hidrogênio verde, aproveitando seus recursos renováveis, além de ser um grande consumidor de fertilizantes nitrogenados”, disse Koji Nakamura, CEO da Tsubame BHB. “Estamos honrados em colaborar com a Atvos, contribuindo para a descarbonização da agricultura brasileira”, acrescentou.
A carta de intenções entre as empresas foi assinada no Japão durante comitiva que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba, reforçando a cooperação entre os dois países em projetos sustentáveis.
Com a iniciativa, a Atvos reforça seu posicionamento como líder em energia renovável e consolida sua estratégia de reduzir o impacto ambiental de suas operações, alinhada com as demandas globais por uma economia de baixo carbono.
Com informações da Atvos