Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Atvos incentiva inserção e desenvolvimento profissional às mulheres no Oeste Paulista

Publicado

em

De acordo com a companhia, o objetivo é mudar a realidade do mercado em linha com o seu propósito de aumentar a equidade de gênero no agronegócio

As mulheres estão ocupando cada vez mais espaço no setor sucroenergético. Na Atvos, desde atividades administrativas à manutenção de equipamentos e operação de máquinas agrícolas. A companhia, uma das maiores produtoras de etanol do país, há muitos anos vem desenvolvendo inúmeras iniciativas para ampliar a participação feminina em suas operações. Tanto que, de acordo com dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil),  hoje elas representam 16,5% do quadro de colaboradores da companhia, percentual acima dos 9,2% do segmento

Um dos projetos implementados pela empresa que impacta direta e positivamente nesse cenário é o Movimento Comunidade, um braço do MOVA (Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos), responsável pelo desenvolvimento pessoal e profissional de seus públicos de interesse, como as mulheres que moram nas comunidades localizadas no entorno das plantas agroindustriais em quatro estados do país. A partir da oferta de capacitação gratuita e exclusiva para elas, a companhia qualificou, somente em 2022, cerca de 140 mulheres para atuarem como operadoras de máquinas agrícolas. Os módulos foram realizados em cidades como Mirante do Paranapanema (SP), Nova Alvorada do Sul (MS) Costa Rica (MS), Alto Taquari (MT) e Mineiros (GO).

“O público formado pelos cursos profissionalizantes do Movimento Comunidade tem crescido e se diversificado ano após ano, em linha com nosso objetivo de ampliar mais as ações de diversidade no setor em geral. No caso das mulheres, a Atvos tem se dedicado a abrir ainda mais portas para elas no agronegócio, oferecendo oportunidades para que ocupem cada vez mais postos de trabalho na nossa companhia”, explica Silvana Sacramento, diretora de Pessoas & Organização e Comunicação.

No âmbito interno e com foco em ampliar o espaço delas em posições de liderança, a Atvos realiza um trabalho de mapeamento e mentoria das colaboradoras para prepará-las para assumir cadeiras estratégicas, não somente nas unidades agroindustriais como também nos escritórios corporativos. Atualmente, 60 mulheres com potencial de liderança vêm passando por treinamentos com esse propósito. Recentemente, a Atvos também realizou o encontro “Junto com Elas”, que contou com a participação de mais de 40 integrantes entre supervisoras, coordenadoras e gerentes para refletir sobre ações efetivas de diversidade e equidade de gênero na companhia.

“Para a Atvos é de suma importância que essas trabalhadoras sejam estimuladas a buscar novos propósitos e se tornarem profissionais realizadas em suas vidas e em suas carreiras. Por isso, estamos comprometidos a dar continuidade a programas que impulsionem toda a jornada dessas mulheres, passando pelo início da qualificação, desenvolvimento de novas habilidades técnicas e comportamentais, até que estejam aptas a assumir novos desafios internamente e no mercado de trabalho”, afirma a executiva.

Às vezes, as oportunidades possibilitam uma guinada de 180 graus na vida. Foi o caso de Carla Piovezana de Campos, que começou na Unidade Conquista do Pontal, em Mirante do Paranapanema (SP), e hoje é supervisora no escritório da empresa na capital paulista. “Iniciei em 2010 na portaria da usina, recebendo os visitantes e controlando o fluxo de veículos. Após quatro anos na função, me candidatei a uma oportunidade no escritório em São Paulo (SP) para integrar o time de Recebimento Integrado”, conta Carla. “Tive total apoio da minha família na mudança. A vinda para São Paulo contribuiu significativamente para o crescimento da minha carreira, me permitindo realizar sonhos pessoais e proporcionar melhor qualidade de vida para a minha filha”, afirma.

Histórias como essa mostram que o agronegócio e o sucroenergético, apesar de um histórico de predominância masculina, são setores onde elas têm trilhado novos caminhos. E a Atvos, como um relevante player do mercado, segue comprometida a apoiar que cada vez mais mulheres possam escrever novos capítulos em suas histórias de vida pessoal e profissional. Hoje, a empresa é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles), uma iniciativa conjunta do Pacto Global da ONU e da ONU Mulheres para fortalecer o empoderamento feminino no local de trabalho, no mercado e na sociedade em geral.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading