Home Últimas Notícias Atvos usa GPS para monitorar rede elétrica em tempo real e evita acidentes nos canaviais
Últimas NotíciasUsinas

Atvos usa GPS para monitorar rede elétrica em tempo real e evita acidentes nos canaviais

Atvos inova na prevenção de acidentes com GPS para monitorar rede elétrica em tempo real (Crédito: Divulgação)
Compartilhar

Para proporcionar maior segurança às práticas de cultivo e colheita da cana-de-açúcar, a Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do Brasil, desenvolveu um projeto pioneiro que utiliza um dispositivo eletrônico que se conecta ao GPS dos veículos utilizados pela empresa.

A iniciativa visa reforçar a prevenção de acidentes de trabalho ou ambientais próximos à rede energizada localizada na área de suas lavouras. O projeto piloto foi iniciado em 2022, na unidade Santa Luzia (USL), em Nova Alvorada do Sul (MS), com aplicação em mais de 130 máquinas agrícolas, incluindo tratores, colhedoras e caminhões, e já está pronto para ser expandido para outras regiões do País.

“Um contato eventual com a rede elétrica pode ocasionar danos humanos, ambientais e materiais. Como segurança é um valor inegociável para a Atvos e temos o sério compromisso de cuidar das pessoas e do planeta dentro e fora de nossas operações, investimos cada vez mais em soluções inovadoras de segurança para minimizar qualquer atividade de risco”, garante Ayslan Fingler, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Polo Sul da Atvos.

Criado pela área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) com o apoio do departamento de Topografia, o projeto, batizado de “Sistema de Proteção dos Pontos Fixos de Redes Energizadas”, mapeou quase 85 mil hectares, entre canaviais próprios e de fornecedores, incluindo cerca de 6 mil postes e redes elétricas aéreas e subterrâneas que atendem a Unidade Santa Luzia (USL). Tais informações foram incluídas no sistema do aplicativo GPS de todos os tratores, caminhões e colhedoras utilizados na operação.

“Na versão antiga, não havia a opção de colocar o ponto fixo, ou seja, cada um dos postes existentes na área. Hoje, ao menor sinal da presença dessas estruturas com fios de alta e média tensão, além de buracos, drenos e perigos adicionais que podem impactar a operação, um alerta de atenção é disparado em poucos segundos na tela do dispositivo acoplado aos veículos. Como os pontos são monitorados por meio de georreferenciamento, que informa sua localização com maior precisão e em tempo real, conseguimos proporcionar ainda mais segurança à atividade”, afirma Ayslan.

A partir do projeto piloto, a expectativa agora é implementar a inovação nas outras operações agroindustriais da Atvos, localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Oeste Paulista, já nos próximos meses.

“As equipes internas de SSMA da empresa já estão mapeando os equipamentos de outras unidades para adequação dos sistemas e avaliação de risco dos canaviais locais, com o objetivo de expandir a utilização da mesma tecnologia de proteção”, conclui o gerente.

Informações da Atvos

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...