Home Últimas Notícias Aventra firma parceria com RPA Consultoria para negócio em logística agrícola e biofertilizantes
Últimas NotíciasDestaque

Aventra firma parceria com RPA Consultoria para negócio em logística agrícola e biofertilizantes

Compartilhar

A Aventra Energy anunciou que selecionou a RPA Consultoria — uma das consultorias mais experientes do setor sucroenergético — para apoiar a implementação de sua estratégia de logística agrícola e o modelo de biofertilizantes, em parceria com sua rede de Circular Partners.

Fundada e liderada por Ricardo Pinto, a RPA já assessorou mais de 150 usinas no Brasil e liderou projetos com cana-de-açúcar em 15 países. A consultoria é especializada em produção de cana-de-açúcar, com forte atuação em logística agrícola, fertilização e manejo fitossanitário, contribuindo para otimizar a valorização de resíduos agroindustriais em energia limpa e coprodutos regenerativos.

A Aventra Energy é uma empresa dedicada ao desenvolvimento, operação e gestão de infraestrutura de combustíveis limpos no Brasil, integrando produção modular de biometano (RNG), captura de bio-CO₂, biofertilizantes avançados e combustíveis sintéticos. O foco da empresa é descarbonizar setores de difícil redução de emissões, ao mesmo tempo em que oferece retornos escaláveis e de padrão de infraestrutura.

Segundo a companhia, o Brasil possui um dos maiores mercados de gás renovável inexplorados do mundo, com mais de 430 TWh/ano de potencial técnico e forte apoio regulatório para combustíveis de carbono negativo. “Nossa plataforma desbloqueia valor a partir de resíduos agroindustriais e fluxos circulares de recursos, aproveitando contratos de compra de longo prazo, tecnologia modular e um modelo Build-Own-Operate (BOO) projetado para desempenho, resiliência e escalabilidade”, afirma a empresa.

Cada projeto da Aventra é desenvolvido para entregar emissões negativas certificadas, substituir combustíveis fósseis no uso industrial de energia e rentabilizar coprodutos nos mercados de gás, carbono e fertilizantes.

O modelo de negócios da Aventra é modular e abrange desde o tratamento de resíduos até a comercialização dos produtos, permitindo firmar parcerias com empresas especializadas na valorização de coprodutos, como biofertilizantes e CO₂ biogênico. Dessa forma, cria-se um ecossistema integrado para viabilizar e expandir seus projetos.

De acordo com a Aventra, essa colaboração fortalece sua plataforma para a entrega de:
• Biometano
• Nutrientes recuperados para agricultura circular
• CO₂ biogênico capturado para e-fuels e moléculas sintéticas

“Estamos construindo soluções escaláveis e prontas para infraestrutura, conectando a agroindústria à transição energética regenerativa”, afirmou a companhia.

Ricardo Pinto, fundador e CEO da RPA Consultoria, comentou sobre a parceria: “Nossa experiência e rede de relacionamentos no setor agrícola e de bioenergia serão fundamentais para que a Aventra Energy encontre os melhores parceiros para investimentos. Estamos comprometidos em apoiar a empresa a criar valor sustentável e fortalecer sua estratégia de descarbonização.”

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...