Home Últimas Notícias Bancos contratam FTI como assessor financeiro para a dívida da Raízen
Últimas Notícias

Bancos contratam FTI como assessor financeiro para a dívida da Raízen

Compartilhar

Segundo pessoas que falaram com a Bloomberg News, o grupo de bancos inclui Santander Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, BNP Paribas, Banco do Brasil e Citi, entre outros; os bancos não comentaram e a FTI disse que não fala sobre casos específicos

Um grupo de bancos credores da Raízen contratou a FTI Consulting como assessor financeiro, em um momento em que a produtora de açúcar e etanol sente o peso do endividamento, de acordo com pessoas familiarizadas com o tema que falaram com a Bloomberg News.

O grupo inclui o Santander Brasil, o Itaú Unibanco, o Bradesco, o BNP Paribas, o Banco do Brasil e o Citi, entre outros, disseram as pessoas, que pediram para não serem nomeadas discutindo informações que não são públicas.

Os detentores de títulos de dívida da empresa no exterior já haviam contratado a Moelis e o escritório de advocacia White & Case como assessores. A documentação necessária para a contratação deve levar algumas semanas para ficar pronta, de acordo com uma das pessoas.

Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Citi e Itaú se recusaram a comentar, enquanto o BNP não respondeu de imediato. A FTI informou que não comenta casos específicos.

A Raízen, que tem como controladores a brasileira Cosan e a Shell, tem sido pressionada pelos juros altos e por um alto endividamento.

Enquanto as negociações entre seus controladores sobre uma nova injeção de capital se arrastavam sem um desfecho concreto, os títulos em dólar despencaram e a empresa contratou assessores financeiros para avaliar alternativas, aumentando as preocupações com uma possível reestruturação mais ampla.

Empresas de classificação de risco fizeram múltiplos cortes nas notas de crédito da Raízen. A Fitch reduziu sua classificação em oito níveis em 9 de fevereiro diante da expectativa de que o suporte financeiro necessário não virá em um intervalo razoável ou no montante suficiente. A S&P reduziu a Raízen em sete níveis no mesmo dia.

O prêmio extra que os investidores demandam para manter os títulos de dívida da empresa denominados em dólar está bem acima da marca de 1.000 pontos-base, vista pelo mercado como o marco de entrada no território de estresse.

Bloomberg | Giovanna Belotti Azevedo e Matheus Piovesana

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaqueOpinião

Manejo estratégico do canavial garante maior produção e amplia a longevidade da soqueira

O setor canavieiro brasileiro vive um momento de grandes oportunidades, mas também...

Últimas Notícias

Brasil pode ganhar com fim de restrição do etanol na gasolina nos EUA, diz StoneX

Uma mudança na legislação dos Estados Unidos pode ajudar a redesenhar o...

Últimas Notícias

Senadores veem enrolação do governo em projeto das dívidas rurais

A nova tentativa do governo de buscar convergência em relação ao projeto da renegociação...

Últimas Notícias

Coruripe registra EBITDA ajustado de R$ 1,94 bilhão no acumulado até abril de 2026

A Usina Coruripe registrou EBITDA ajustado de R$ 1,94 bilhão no acumulado...