Home Artigo Bioenergia e mobilidade sustentável
ArtigoBioenergiaÚltimas Notícias

Bioenergia e mobilidade sustentável

Share
Share

por Luciano Rodrigues e Ricardo Abreu*

Nos últimos anos, as discussões sobre mobilidade sustentável, em grande medida, focaram na substituição de veículos dotados de motores a combustão por veículos elétricos como resposta única das grandes economias à necessidade de redução das emissões de GEE.

Problemas relacionados ao preço dos veículos, ao custo da rede de recarga e à maior demanda por materiais raros foram subestimados e demandaram um grande apoio financeiro dos governos para ser provisoriamente contornados. Ainda assim, sem a geração suficiente de energia limpa, a nova frota continua a utilizar combustíveis fósseis, restringindo os benefícios dessa opção no curto prazo.

Essa visão restrita e incompleta do tema vem, gradativamente, sendo alterada. A mobilidade sustentável deve ser entendida no seu conceito mais amplo, incorporando os vetores ambiental, econômico e social, com endereçamento adequado da urgência nas respostas à variação climática do Planeta.

É a avaliação das emissões ao longo do ciclo de vida dos energéticos que deve guiar os projetos novos, reconhecendo as características e o potencial econômico distinto das diferentes regiões, além do tempo de resposta diferenciado de cada solução tecnológica. O equacionamento do desafio mundial instituído pelo aquecimento global exigirá opções múltiplas e complementares.

Um primeiro passo pode ser realizado a partir do uso de bioenergia onde já é possível e o seu incentivo em países com potencial, combinando-o ao de combustíveis fósseis para reduzir imediatamente o passivo ambiental da frota circulante, com uma maior colaboração entre regiões.

Veículos híbridos derivados dos modelos concebidos para tração com motores de combustão interna serão a transição para essa nova ordem. No médio e no longo prazos, a hibridização das novas plataformas de veículos elétricos manterá o uso de combustíveis biológicos ou sintetizados a partir de energia elétrica limpa, com a tração elétrica gerando as combinações de baixo carbono mais efetivas. No tempo correto, com aplicações adequadas e tecnologias inovadoras, haverá espaço para a convivência de todas as opções de mobilidade sustentável.

A posição brasileira é privilegiada, com amplas possibilidades de geração de energia renovável nas suas mais variadas formas e conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias veiculares seguindo as tendências futuras. Nesse cenário, é fundamental o delineamento de políticas públicas direcionadas para a neutralidade tecnológica, para a avaliação das emissões de GEE no ciclo de vida e para diretrizes que explorem por completo o conceito de sustentabilidade, colocando o objetivo comum da mitigação do aquecimento global acima dos interesses particulares. Esse é o verdadeiro combustível do futuro.

*Luciano Rodrigues é diretor de Economia e Inteligência Setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e Ricardo Abreu é consultor de Assuntos de Mobilidade da UNICA. Esse artigo foi publicado originalmente na Revista Agronanalysis.

Share
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes têm leve queda em 2024

As entregas de fertilizantes entre janeiro e dezembro de 2024, realizadas ao...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

CRV Industrial aposta na meiose para otimizar o cultivo da cana e reduzir custos

Técnica amplia a produção, melhora a qualidade das mudas e favorece a...

AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar: mercado segue volátil, à espera de uma reação da demanda

Apesar da volatilidade no mercado de commodities, em meio à guerra comercial...

Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal oscilam fortemente no mercado paulista

Os preços do açúcar cristal sofreram oscilações significativas na semana passada. A...