Home Últimas Notícias Biosul e entidades firmam compromisso com Governo para desenvolvimento de fontes energias renováveis
Últimas Notícias

Biosul e entidades firmam compromisso com Governo para desenvolvimento de fontes energias renováveis

Compartilhar

Na matriz energética do MS, as  fontes renováveis são responsáveis por 79,6% da geração de energia, sendo uma delas a biomassa da cana-de-açúcar

 A Biosul, juntamente com a Fiems e a Asumas, firmaram compromisso com o Governo de Mato Grosso do Sul para promoção e desenvolvimento do Programa Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia Elétrica – MS Renovável. A parceria foi selada com a assinatura de um termo de cooperação entre as partes durante o lançamento do programa MS Renovável. O evento aconteceu nesta terça-feira (7), no auditório do Imasul, em Campo Grande (MS).

O objetivo é estimular a implantação e ampliação de sistemas geradores de energia a partir de fontes renováveis, como eólica, termossolar, fotovoltaica, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, biogás, hidrogênio, entre outras fontes alternativas.

De acordo com o presidente do Conselho da Biosul, Amaury Pekelman, o termo reforça o compromisso da entidade em contribuir com políticas públicas que buscam incentivar a produção de energia limpa a partir de fontes renováveis. “Mato Grosso do Sul dá mais um importante passo na criação desse plano que reconhece a papel estratégico dos renováveis em sua matriz elétrica, a exemplo da bioeletricidade produzida a partir da cana-de-açúcar. Além dos ganhos ambientais com políticas públicas como essa, estamos falando também de mais emprego e renda”, destacou.

Atualmente, as fontes renováveis são responsáveis por 79,6% da matriz elétrica do Estado, sendo uma delas a biomassa da cana-de-açúcar. Além do açúcar e etanol, desde 2009 as indústrias sucroenergéticas, que até então produziam energia elétrica para consumo próprio, passaram a exportar bioeletricidade para a rede nacional.

“Mato Grosso do Sul já é referência na produção de energia limpa e renovável, ainda assim o setor vê oportunidades a exemplo da bioeletricidade, do biogás e outras”, pontuou Pekelman.

O MS Renovável está inserido nas ações desenvolvidas dentro do projeto MS Carbono Neutro que tem como meta tornar-se um estado neutro em emissões até 2030. Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, o Estado é um protagonista na era da energia limpa.

“Temos um compromisso e está alinhado com o plano estratégico de governo. Após a alteração da lei da geração de energia, agora podemos avançar e atrair projetos de grande porte”, afirmou durante apresentação do diagnóstico do setor energético no Estado.

Adecoargro é primeira unidade do estado a produzir biogás

A produção de Biogás e Biometano a partir da vinhaça, subproduto da cana-de-açúcar, já é uma realidade em Mato Grosso do Sul. O projeto dessa fonte alternativa e sustentável de energia elétrica e combustível desenvolvido pela Adecoagro, na unidade de Ivinhema, foi um dos cases apresentados durante o lançamento do MS Renovável.

Segundo o vice-presidente da companhia, Renato Junqueira Santos Pereira, os primeiros estudos foram iniciados em 2010 em parceria com a empresa Methanum, “mas foi em 2018 que iniciamos a produção de Biogás, após construção de um biodigestor com capacidade de produzir até 500 Nm³/h. Dois anos depois, iniciamos a produção de energia térmica a partir do Biometano”, explicou o executivo.

A projeção da empresa, até o final de 2023, é duplicar a produção de Biogás. A companhia planeja ainda aumentar a quantidade de veículos movidos a combustível fóssil adaptados e convertidos para Biometano e implementação da geração distribuída a partir do Biogás.

A capacidade de produção da unidade pode chegar a 4,2 milhões de Nm³/ano e 275 Nm³/ano, de Biogás e Biometano, respectivamente.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...