Home Últimas Notícias BNDES vai apoiar segunda onda de transição energética e terá linha para SAF, diz diretora
Últimas Notícias

BNDES vai apoiar segunda onda de transição energética e terá linha para SAF, diz diretora

Compartilhar

Após construir uma matriz que tem 89% da geração de energia elétrica vinda de fontes renováveis, o Brasil precisa agora entrar na segunda onda da transição energética, o que inclui a produção de hidrogênio verde e do combustível sustentável de aviação, mais conhecido pela sigla em inglês SAF.

A avaliação foi feita pela diretora de Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciana Costa, que assegurou, durante evento sobre financiamento climático promovido pela Amcham, apoio à agenda.

A diretora do BNDES destacou que o Brasil vai ter o hidrogênio verde mais barato do mundo até 2030. Em paralelo, pontuou, o mundo vai ter dificuldade em produzir a quantidade necessária de SAF sem a contribuição do Brasil.

Ela informou que o BNDES vai ter linhas de inovação para financiar projetos de SAF. O banco já trabalha com dois projetos. “Vão surgir mais”, projetou.

Ao lembrar que o banco está desalavancado, Luciana Costa assinalou que o BNDES tem espaço para apoiar projetos sustentáveis, mas pretende trabalhar junto com o mercado de capitais e bancos privados. “Gostamos e queremos coinvestir”, disse.

Após observar que o Brasil já fez a primeira onda de transição energética, a diretora do BNDES ressaltou que o mundo está investindo hoje para chegar em 2050 à situação atual da matriz energética brasileira, a mais renovável entre as economias do G20. E muitos países não vão conseguir.

Conforme Luciana Costa, o Brasil pode alcançar a neutralidade nas emissões de carbono antes de 2050, mesmo sem adorar novas tecnologias. “Se outros países estivessem na mesma situação do Brasil, não estaríamos discutindo o aquecimento global com a mesma urgência”, declarou.

Agência Estado

Compartilhar
Artigo Relacionado
etanol PL
Últimas Notícias

E30 é um avanço histórico para Brasil, segundo Bioind MT

O Bioind MT considera a elevação da mistura de etanol anidro na...

orplana
Últimas Notícias

Consecana- SP: Orplana faz carta em defesa do modelo de precificação de cana

Carta de posicionamento sobre Consecana foi assinada após os encontros promovidos pela...

Últimas Notícias

Tereos investe em sistema bico a bico para otimizar aplicação de insumos no canavial

Prática garante redução de desperdícios e do impacto ambiental na aplicação de...

Últimas Notícias

Abertura da China amplia parceria estratégica para coprodutos do etanol de milho brasileiro

Olhar estrangeiro para a produção nacional reforça o potencial do DDGS do...