Home Últimas Notícias BNDES vai dar garantia de financiamento para 50 fornecedores de cana da Usina Coruripe
Últimas Notícias

BNDES vai dar garantia de financiamento para 50 fornecedores de cana da Usina Coruripe

O grande desafio que se desenha para usinas e produtores de cana é como recuperar a produtividade sem a garantia de que até maio, período importante para o desenvolvimento da cana e para as áreas de plantio, teremos chuvas regulares. (Foto: Natália Cherubin)
Compartilhar

A produção de cerca de 50 fornecedores de cana-de-açúcar da usina Coruripe vão receber suporte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ao longo de cinco anos. De acordo com nota emitida e divulgada pela Agência Estado, o BNDES será o garantidor da emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em um total de R$ 156,4 milhões, por meio do produto BNDES Garantia.

A estruturação da operação foi coordenada pelo Itaú BBA, com apoio da Vectis e Datagro. O CRA é emitido pela Virgo Companhia de Securitização (Virgo), cabendo ao BNDES o papel de garantidor de 80% da classe sênior. O lastro é composto de Cédulas de Produto Rural com liquidação Financeira (CPR-Fs) emitidas diretamente pelos produtores rurais.

Ainda de acordo com o BNDES, nesta operação, os cerca de 50 produtores rurais envolvidos se beneficiam diretamente dos recursos obtidos junto aos investidores, uma vez que são responsáveis pelos títulos de crédito que compõem o lastro.

“Essa estrutura se diferencia das emissões de CRA regularmente realizadas pelo setor sucroenergético, que costumam envolver exclusivamente as usinas, beneficiárias diretas das captações. A operação demanda que as empresas sigam padrões ambientais como o não desmatamento e a regularidade do uso da terra, entre outras exigências”.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar deve continuar preso nos atuais níveis nos próximos meses

Demanda global ainda está mais fraca, enquanto entrada da safra brasileira aumenta...

Últimas Notícias

BNDES aprova crédito de R$ 500 milhões para construção de usina da FS em MT

Recursos serão destinados para unidade de etanol de milho em Campo Novo...

Últimas Notícias

Tereos e gigantes aeroespaciais criam joint venture para SAF de etanol

Rebound unirá o etanol da Tereos à tecnologia Alcohol-to-Jet para produção em...

DestaqueÚltimas Notícias

Patente do IAC amplia potencial da cana para produção de etanol celulósico, SAF e açúcar

Tecnologia desenvolvida pelo IAC em Ribeirão Preto aumenta a produção de biomassa,...