Home Conjuntura ICMS: Bolsorano volta a cobrar decisão sobre fixação do valor do imposto
ConjunturaÚltimas Notícias

ICMS: Bolsorano volta a cobrar decisão sobre fixação do valor do imposto

etanol bolsonaro
Compartilhar

O presidente da república, Jair Bolsonaro, diante da alta dos preços do petróleo no mercado internacional, que pressiona a Petrobras a anunciar novos reajustes dos combustíveis no país, voltou a cobrar o Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento da ação protocolada pelo governo que obriga o Congresso a fixar um valor único do ICMS sobre os combustíveis.

“Tem uma ação no Supremo para fazer cumprir um dispositivo constitucional: o ICMS tem que ter um valor fixo no Brasil todo, e não um porcentual variável em cima do preço. Se o Supremo der ganho de causa – tem que dar ganho de causa, é coisa cristalina – nós resolveremos a questão do imposto do combustível”, disse o presidente em entrevista à Rádio Folha de Roraima.

A ação sobre o tema foi protocolada pelo governo no STF em setembro, mas ainda não foi julgada. A relatoria está nas mãos da ministra Rosa Weber.

A manifestação ao STF vem desde o início de fevereiro. O presidente chegou a culpar os estados pela alta desordenada, em todo o país, do preço dos combustíveis. Os governadores, por sua vez, divulgaram uma carta negando terem patrocinado qualquer aumento do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias) de combustíveis.

“Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período. Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, manifestaram-se.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Justiça determina revisão de indenização de R$ 4,2 bi a usina que vendeu crédito ao Master

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) determinou a realização de...

Últimas Notícias

Petrobras indica atraso de um ano em três plantas dedicadas à produção de SAF

A Petrobras deve atrasar em um ano a entrada em operação das...

Últimas Notícias

Mercado de bioinsumos deve crescer até 7% em valor e 10% em volume em 2026, diz ANPII Bio

O mercado brasileiro de bioinsumos deve encerrar 2026 com crescimento de 5%...

Últimas Notícias

STF começa a analisar envio de caso de precatórios de usinas ao plenário

Colegiado decidirá se confirma decisão de Gilmar Mendes; discussão ganhou destaque após...