Home Destaque Boulos nas bombas: novo ministro de Lula promete intervir com informação nos preços de gasolina e diesel
DestaqueOpiniãoPopularÚltimas Notícias

Boulos nas bombas: novo ministro de Lula promete intervir com informação nos preços de gasolina e diesel

a gasolina teve recuo de 5,63%, enquanto o etanol e o diesel tiveram baixas de 6,15% e 7,18%, respectivamente.
Compartilhar

O presidente Lula tem repetido que a Petrobras nunca deveria ter saído do varejo. “Quando mantinha sua rede própria de postos, a estatal fazia frente às distribuidoras, equilibrava o jogo e ajudava a proteger o consumidor em um mercado historicamente concentrado.”

Com a venda dessa rede, afirma o governo, o consumidor passou a lidar com uma caixa-preta: vê o preço na bomba, mas não enxerga claramente como ele se forma. O governo anterior criou a placa de transparência, presente em todos os postos, que mostra tributos, biocombustíveis e a margem estimada da revenda. Contudo, por motivos concorrenciais, essa placa deixou de fora o preço praticado pela distribuidora — e ouso dizer que poucos consumidores de fato se interessam por ela.

Agora, o futuro ministro Guilherme Boulos apresenta projeto que propõe ampliar essa informação, discriminando nas notas fiscais todos os componentes do preço, incluindo margens de distribuição e revenda. Uma medida que pode alterar de forma estrutural e concorrencial na dinâmica do setor.

Olhar sereno e profissional
• Para o consumidor, a transparência traz confiança e poder de escolha.
• Para as distribuidoras, pode reforçar credibilidade, desde que bem regulada, pois os investimentos no mercado são volumosos e distintos entre elas.
• Para os postos, é chance de mostrar que a margem cobre custos, riscos e obrigações de um negócio regulado, e não apenas “lucro líquido”, embora esta forma como proposta represente mais um constrangimento enorme ao empresário.

O setor de combustíveis convive com variáveis complexas: preço internacional, logística, carga tributária elevada e diferenças regionais. Nenhuma medida isolada resolve tudo de forma a fortalecer o mercado e beneficiar todos os elos da cadeia.

Existe, no entanto, um paradoxo. O segmento muitas vezes busca exaustivamente a chancela do governo para aprovar grandes operações disruptivas que redesenham leis e a estrutura concorrencial — como distribuidoras adquirindo redes de postos e os maiores TRRs do país. Mas, ao mesmo tempo, reage com veemência quando o governo ensaia intervir de forma atabalhoada na sistemática do importante sigilo concorrencial entre competidores mexendo nos preços finais. É uma contradição que precisa ser encarada com maturidade, sob risco de enfraquecer a defesa da concorrência verdadeira.

E há um detalhe essencial: quem está na linha de frente, o posto revendedor, muitas vezes carrega o constrangimento de explicar ao cliente um preço que não define sozinho. Dar clareza ao consumidor pode significar também aliviar esse peso e mostrar como cada parte da cadeia participa da formação do preço.

No fim das contas, confiança é o combustível que move empresas, consumidores e o próprio mercado. E equilíbrio é o que sustenta a concorrência saudável, sem breu nem excesso de intervenção.

*Wladimir Eustáquio Costa é CEO da Suporte Postos, especialista em mercados internacionais de combustíveis, conselheiro e interventor nomeado pelo CADE, com foco em governança e estratégia no setor downstream.

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores e não correspondem, obrigatoriamente, ao ponto de vista da RPAnews. A plataforma valoriza a pluralidade de ideias e o diálogo construtivo.
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Com R$ 300 milhões do BNDES, Neomille vai ampliar usina de milho em Goiás

Investimentos permitirão à empresa aumentar capacidade de produção de etanol de milho,...

etanol
Últimas Notícias

Indonésia planeja mistura obrigatória de etanol na gasolina em 2027, diz ministro

A Indonésia planeja impor uma mistura obrigatória de 10% de etanol na...

Últimas Notícias

Ridesa promove lançamento de 18 variedades de cana

Evento nacional da Ridesa apresentou cultivares mais produtivas e resistentes, com destaque...

Últimas Notícias

Crescimento do etanol de milho no Brasil reduz os preços do açúcar e desafia usinas de cana

Com a maior concorrência, indústria canavieira tem optado pela produção de açúcar,...