Home Últimas Notícias BP Bunge Bioenergia participa de seminário de irrigação de cana-de-açúcar
Últimas Notícias

BP Bunge Bioenergia participa de seminário de irrigação de cana-de-açúcar

Rogério Bremm, diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia, durante o painel “Irrigação – Desafios e oportunidades”, em Ribeirão Preto, SP. (Foto: Divulgação)
Compartilhar

O diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia, Rogério Bremm, participou na quarta-feira, 31 de agosto, do painel “Irrigação – Desafios e oportunidades”, durante a 5ª edição do Irrigacana, seminário brasileiro de irrigação de cana-de-açúcar. O evento, em Ribeiro Preto, interior de São Paulo, discutiu a gestão eficiente do manejo da água em canaviais irrigados.

“As mudanças climáticas estão entre os principais desafios do setor sucroenergético. O Centro-Sul, particularmente, tem enfrentado sucessivos e longos períodos de seca, dificultando a vida dos produtores”, ressaltou o executivo durante sua participação. “Para lidar com isso, é fundamental ampliarmos ações para minimizar os impactos gerados por eventos relacionados ao clima”.

Diante disso, umas das iniciativas da BP Bunge Bioenergia, uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar do Brasil, é o projeto de mitigação de déficit hídrico, direcionado principalmente às lavouras que sofrem com o problema de falta ou de pouca água. Na prática, a estratégia consiste em promover uma melhor organização da colheita, a partir de critérios técnicos e operacionais que identificam, por exemplo, ambientes de produção com opção de colheita nas áreas de maior restrição hídrica.

O projeto contempla ainda a expansão de irrigação e de fertirrigação, por aspersão, com vinhaça diluída em água que auxilia na brotação e na melhora do ciclo produtivo. Essas aplicações devem alcançar aproximadamente 60% da área plantada nas unidades da empresa já nesta safra. Na BP Bunge, a vinhaça tem ainda a finalidade de adubação. Neste caso, diferentemente da fertirrigação, ela passa por um processo de enriquecimento de nutrientes e é aplicada de forma localizada no solo.

Além do manejo de colheita e da irrigação, outras práticas são utilizadas para promover o crescimento das raízes, como incorporação de matéria orgânica, rotação de cultura, aplicação de adubo organomimeral e estimuladores de desenvolvimento.

O Irrigacana reúne representantes de usinas, instituições de pesquisa, universidades e empresas do setor sucroenergético para discussões e troca de informações visando o aumento de produtividade da cana-de-açúcar. O evento é promovido pelo GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar), em parceria com a STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil).

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

CTC lança novas variedades e reforça manejo otimizado como caminho para elevar produtividade da cana

Evento do CTC realizado em Ribeirão Preto reuniu lideranças do setor e...

Últimas Notícias

Datagro projeta produção de 40,77 mi t de açúcar no Centro-Sul em 2025/26 e estabilidade em 2026/27

Mix açucareiro menor deve compensar avanço da moagem de cana na próxima...

Últimas Notícias

Conflito no Oriente Médio pode elevar exportação de combustível do Brasil, diz MDIC

Em contrapartida, vendas de carne devem cair temporariamente no Brasil  O agravamento...

AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar recua e mercado segue pressionado por expectativa de superávit global

Cotações do açúcar atingem mínima de duas semanas enquanto projeções indicam excedente...