Home Últimas Notícias Brasil acelera na transição energética: CEISE Br e CPL Bioenergia celebram E30 e B15
Últimas Notícias

Brasil acelera na transição energética: CEISE Br e CPL Bioenergia celebram E30 e B15

Compartilhar

O CEISE Br e a CPL Bioenergia CEISE Br celebraram, em nota, a aprovação do aumento das misturas de etanol na gasolina para 30% (E30) e de biodiesel no diesel para 15% (B15), anunciada nesta quarta-feira, 25, pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

De acordo com Rosana Amadeu, Presidente do CEISE Br(Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), essa decisão histórica reforça o posicionamento do Brasil na transição energética global e representa uma conquista importante para toda a cadeia produtiva de biocombustíveis, do produtor rural à indústria de base.

“A medida impulsiona a autossuficiência energética do país, reduz a dependência de combustíveis fósseis e fortalece a economia nacional com investimentos, inovação tecnológica e geração de empregos e renda”, disse em nota.

Ainda de acordo com a entidade, a implementação do E30 e do B15 é um passo estratégico e consciente rumo à descarbonização da matriz de transporte, alinhado aos compromissos climáticos do Brasil e ao protagonismo que pretende exercer na COP30. Ao priorizar combustíveis renováveis, o país valoriza e fortalece o potencial produtivo do setor e garante ganhos ao consumidor, com a expectativa de redução de preços na bomba e a criação de novos postos de trabalho.

“Do ponto de vista da indústria de base, destaca-se ainda o impacto positivo sobre a retomada de investimentos pelas usinas para ampliação e eficiência da capacidade instalada, em tecnologias de refino e processamento, e o fortalecimento de uma cadeia produtiva cada vez mais integrada, sustentável e competitiva. O CEISE Br e a CPL Bioenergia reconhecem o processo técnico que embasou essa decisão, conduzido com responsabilidade e ampla participação dos diversos agentes do setor, e seguem firmes no compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável, o avanço da pauta dos biocombustíveis, a segurança energética e a valorização da indústria nacional”, disse Rosana.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...