Home Últimas Notícias Brasil acelera na transição energética: CEISE Br e CPL Bioenergia celebram E30 e B15
Últimas Notícias

Brasil acelera na transição energética: CEISE Br e CPL Bioenergia celebram E30 e B15

Compartilhar

O CEISE Br e a CPL Bioenergia CEISE Br celebraram, em nota, a aprovação do aumento das misturas de etanol na gasolina para 30% (E30) e de biodiesel no diesel para 15% (B15), anunciada nesta quarta-feira, 25, pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

De acordo com Rosana Amadeu, Presidente do CEISE Br(Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), essa decisão histórica reforça o posicionamento do Brasil na transição energética global e representa uma conquista importante para toda a cadeia produtiva de biocombustíveis, do produtor rural à indústria de base.

“A medida impulsiona a autossuficiência energética do país, reduz a dependência de combustíveis fósseis e fortalece a economia nacional com investimentos, inovação tecnológica e geração de empregos e renda”, disse em nota.

Ainda de acordo com a entidade, a implementação do E30 e do B15 é um passo estratégico e consciente rumo à descarbonização da matriz de transporte, alinhado aos compromissos climáticos do Brasil e ao protagonismo que pretende exercer na COP30. Ao priorizar combustíveis renováveis, o país valoriza e fortalece o potencial produtivo do setor e garante ganhos ao consumidor, com a expectativa de redução de preços na bomba e a criação de novos postos de trabalho.

“Do ponto de vista da indústria de base, destaca-se ainda o impacto positivo sobre a retomada de investimentos pelas usinas para ampliação e eficiência da capacidade instalada, em tecnologias de refino e processamento, e o fortalecimento de uma cadeia produtiva cada vez mais integrada, sustentável e competitiva. O CEISE Br e a CPL Bioenergia reconhecem o processo técnico que embasou essa decisão, conduzido com responsabilidade e ampla participação dos diversos agentes do setor, e seguem firmes no compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável, o avanço da pauta dos biocombustíveis, a segurança energética e a valorização da indústria nacional”, disse Rosana.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do etanol ao produtor seguem firmes no início de janeiro

Um novo impulso adicional pode ser observado a partir da próxima semana,...

Últimas Notícias

Justiça do Trabalho extingue ação que pedia proibição do glifosato em Mato Grosso

O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23) extinguiu a ação...

Últimas Notícias

Petróleo fecha em leve alta diante de situações no Irã e Venezuela

Os preços do petróleo fecharam em leve alta nesta segunda-feira, 12, com...

açucar
Últimas Notícias

Sinais de superávit global ampliado pressionam os preços do açúcar

Os preços do açúcar encerraram a segunda-feira em queda diante de sinais...