Home Últimas Notícias Brasil anuncia nova meta climática com corte entre 59% e 67% em emissões
Últimas Notícias

Brasil anuncia nova meta climática com corte entre 59% e 67% em emissões

Compartilhar

Montante equivale a uma redução de emissões entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de CO2 equivalente a ser alcançada nos próximos 11 anos

O Brasil se compromete em reduzir suas emissões líquidas de gases-estufa entre 59% e 67% em 2035, em comparação aos níveis de 2025. Isso equivale a uma redução de emissões entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de CO2 equivalente a ser alcançada nos próximos 11 anos.

Trata-se do segundo compromisso climático feito pelo Brasil, a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), que todos os países signatários do Acordo de Paris devem submeter à Convenção do Clima das Nações Unidas até 10 de fevereiro. A NDC foi divulgada na sexta-feira, 8, em Brasília.

O anúncio era esperado antes da Conferência do Clima, a COP 29, que acontece desde segunda-feira, 11, em Baku, a capital do Azerbaijão, e segue até 22 de novembro. A expectativa era que fosse anunciada pelo presidente Lula.

Não foi o que aconteceu. A divulgação foi feita através de nota emitida pelo governo no site do Planalto, sem evento oficial e sem entrevista coletiva à imprensa. O primeiro dado foi divulgado com erro na métrica, corrigida depois.

A meta foi divulgada sem detalhamento, o que deve ser feito em Baku pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, chefe da delegação brasileira na COP 29.

Segundo o governo, a nova NDC “abrange todos os setores da economia e está alinhada ao objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento médio do planeta a 1,5°C em relação ao período pré-industrial”. A nota não explica os critérios.

O anúncio diz que há aumento de ambição de 13% a 29% em emissões absolutas de gases-estufa. “A nova NDC apresenta uma meta em banda, que considera as variáveis na projeção de cenários futuros, reconhecendo que a implementação do compromisso será influenciada por fatores nacionais e globais até 2035”, diz o texto.

O Brasil anunciou sua NDC depois dos Emirados Árabes Unidos, ambos esta semana e muito antes do prazo de 10 de fevereiro de 2025. Brasil, EAU e o Azerbaijão formam a troika, grupo político formado pela presidência de três COPs — Dubai, a COP 28, em 2023; Baku, a COP 29, agora, e Belém, a COP 30, em 2025.

O caminho para a implementação da NDC brasileira será traçado pelo Plano Clima, que guiará as ações do país em relação à crise climática até 2035, explica a nota.

O Plano Clima terá eixos voltados à redução de emissões de gases-estufa e à adaptação aos impactos da mudança do clima, com sete planos setoriais para mitigação e 16 para adaptação. A estimativa é que fique pronto em 2025.

Segundo o governo, instrumentos econômicos como o Fundo Clima, Títulos Soberanos Sustentáveis e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre irão apoiar as ações para o alcance da nova meta. A ação mais importante do governo para cumprir a meta é o combate ao desmatamento.

Desmatamento

Esta semana, o governo anunciou que o desmatamento na Amazônia foi de 6.288 km² de agosto de 2023 a julho de 2024, segundo o sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Isso significou uma redução de 30% em relação ao período anterior, a maior queda percentual em 15 anos.

No Cerrado, o desmatamento foi de 8.174 km², a menor taxa desde 2019. Foi uma queda de 25,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foi a primeira redução na taxa do desmatamento do bioma em cinco anos.

Segundo o governo, instrumentos econômicos como o Fundo Clima, Títulos Soberanos Sustentáveis e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre irão apoiar as ações para o alcance da nova meta.

Com informações do Globo Rural / Daniela Chiaretti
A jornalista viajou à COP 29 a convite do Instituto Clima e Sociedade (iCS)

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...