Home Destaque Brasil já vendeu grande parte de seus estoques de açúcar, revela Tereos
DestaqueNegóciosUsinas

Brasil já vendeu grande parte de seus estoques de açúcar, revela Tereos

Compartilhar

A produtora francesa de açúcar Tereos, que tem uma operação importante no Brasil, acredita que grande parte dos estoques historicamente elevados do produto que estão em armazéns brasileiros já foi vendida e será exportada em breve.

O diretor de vendas da unidade Tereos Brasil, Gustavo Segantini, disse em conferência internacional nesta quinta-feira que não há muito açúcar disponível para venda no Brasil no momento, prevendo um mercado interno apertado no país na entressafra, de dezembro a março, e alta nos preços.

O Brasil, maior produtor e exportador de açúcar do mundo, elevou de forma significativa a fabricação do adoçante na atual temporada, já que o mercado de etanol foi muito prejudicado pelas medidas de isolamento social impostas em meio à pandemia de coronavírus.

As usinas do centro-sul do país possuem flexibilidade para ajustar a produção entre açúcar e etanol, dependendo dos preços e demanda. Com a prioridade dada ao açúcar, as usinas caminham para produzir um volume recorde de 38 milhões de toneladas nesta temporada, aumento de 9 milhões de toneladas em relação ao ano anterior.

A consultoria Datagro, organizadora da conferência, estimou os estoques de açúcar do Brasil em 13,8 milhões de toneladas ao final de setembro, 27% a mais do que em igual período de 2019. A maior parte desse volume, entretanto, já está vendida, segundo o diretor da Tereos.

Segantini disse que o mercado de exportação continua muito ativo, com as usinas fechando rapidamente vendas antecipadas para o mercado externo, e que o setor de alimentos e bebidas do Brasil deve se apressar para comprar açúcar, para evitar que fique pressionado pela oferta apertada à medida que a safra chega ao fim.

A grande desvalorização do real frente ao dólar neste ano, que supera os 40%, impulsionou as exportações de commodities. Como resultado disso, o país passou a enfrentar uma escassez de alimentos básicos, como soja e arroz.

A oferta global de açúcar, por outro lado, é vista como equilibrada, já que a pandemia reduziu a demanda pelo produto para consumo fora de casa.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Mato Grosso consolida liderança com avanço do etanol de milho

Expansão das biorrefinarias amplia demanda por grãos, gera empregos, fortalece a pecuária...

DestaqueÚltimas Notícias

Rabobank estrutura financiamento sustentável de US$ 20 milhões para Bioenergética Aroeira

Financiamento de cinco anos vincula condições financeiras ao cumprimento de metas de...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen apresenta aos credores plano de reestruturação baseado em ativos operacionais e geração de caixa

Materiais apresentados a credores mostram proposta preliminar de reestruturação financeira, venda de...

DestaqueÚltimas Notícias

CTC encerra safra 2025/26 com lucro líquido de R$ 216,5 milhões e amplia participação no mercado de plantio

O CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) encerrou a safra 2025/26 com crescimento...