Home Bioenergia Brasil, potência agrícola do mundo
BioenergiaIndústriaMercadoOpinião

Brasil, potência agrícola do mundo

Compartilhar
Por: Itamar Borges
Mais do que escapar aos reflexos arrasadores da pandemia de Covid-19 sobre a atividade econômica global, o agronegócio brasileiro consegue a proeza de avançar em meio a uma das piores crises da humanidade. Com exceções pontuais, como a queda do consumo de etanol, a maioria dos indicadores apontam para o crescimento da produção e para a ampliação dos mercados.

Leia também: Pesquisadores de universidade criam combustível a partir da palha da cana

As notícias vão no mesmo sentido. Uma delas é estudo apresentado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de que acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Canadá pode aumentar em US$ 7,8 bilhões a receita das exportações brasileiras de produtos agropecuários. Para se ter ideia do incremento, o comércio do setor com o Canadá registrou movimentação de US$ 628,7 milhões em 2019.
Mais do que valores, no entanto, um acordo com o Canadá ajudará a abrir as portas de outros países para os produtos saídos do nosso campo e, por tabela, na ascensão do Brasil como maior potência agrícola do mundo.
E podemos chegar ao honroso posto, de forma sustentável, mantendo de pé nossa principal floresta, ao contrário de nossos concorrentes diretos: os Estados Unidos e os países mais desenvolvidos da União Europeia, que não contam com uma “Amazônia”.
Neste aspecto, a agricultura brasileira também oferece outro exemplo ao mundo. O biocombustível à base de cana-de-açúcar, uma opção de energia limpa, cada vez mais necessária para se contrapor aos combustíveis fósseis, minimizando a poluição global e as doenças respiratórias que dela decorrem, tão perigosas à saúde, como se comprovou entre os contaminados com o novo coronavírus.
Os investimentos em tecnologia na produção já fazem do Brasil hoje o maior produtor de cana do mundo. Para orgulho dos paulistas, 55% da produção nacional é no Estado. Só neste ano, São Paulo produzirá 14 bilhões de litros de biocombustível e 21,5 milhões toneladas de açúcar (essa diversidade da produção foi fundamental, diga-se de passagem, para que o setor atravessasse a crise atual, que afetou severamente o consumo de etanol).
Além de divisas, a cana-de-açúcar “irriga nossa economia no interior”, expressão que pego emprestada do amigo Jacyr Costa Filho, diretor da Divisão Brasil do Grupo Tereos e membro do Comitê Executivo global do grupo e presidente do Cosag – Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp –, executivo atuante e um dos principais representantes da classe. A produção de açúcar e etanol proporciona nada menos do que 850 mil empregos diretos e indiretos.
Também merece destaque a tecnologia do setor, que permite o aproveitamento até do bagaço da cana – do qual é possível extrair energia e fazer também ração para o gado.
O investimento em pesquisa e tecnologia, com participação decisiva da Embrapa, também permitiu que o Brasil se tornasse um dos principais produtores de grãos do planeta. Uma informação que resume a potência do setor é que nem a pandemia foi capaz de conter novo recorde de produção. A safra de 2019/2020 deve chegar a cerca de 250 milhões de toneladas.
Vale ressaltar, por fim, que em nenhum momento deste difícil período que atravessamos a população sofreu com desabastecimento de alimentos, o que teria tornado a crise ainda mais aguda. O fato é mais uma prova da capacidade e da eficiência que o Brasil alcançou e que, com certeza, têm tudo para levar o País ao merecido posto de principal potência agrícola do planeta. Como parlamentar, não medimos esforços para a formulação e apoio de políticas públicas que encurtem o caminho para o produtor rural brasileiro subir ao topo do pódio o mais rápido possível.
Por: Itamar Borges, deputado estadual e presidente da SP-Agro (Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)
Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasMercado

Açúcar reage após recentes perdas, mas pressão do petróleo limita avanço das cotações

Mercado foi sustentado por compras técnicas e por menor produção de açúcar...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Petróleo em queda leva açúcar ao menor nível em dois meses, mas clima na Índia limita perdas

Os preços do açúcar voltaram a recuar no mercado internacional nesta segunda-feira....

açucar
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Dólar forte e queda do petróleo pressionam açúcar, mas clima na Índia limita perdas

Valorização da moeda norte-americana e recuo do petróleo aumentam pressão sobre as...

OpiniãoPopularRecursos HumanosÚltimas Notícias

Especial RH: Consciente – subconsciente – inconsciente

Como funciona? Como fazer bom uso desses mecanismos?   por Renato Fazzolari A...