Home Últimas Notícias Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Últimas Notícias

Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil

Compartilhar

Em pleno outono as temperaturas estão elevadas em todo o país. Só em 2024 já foram registradas ao menos quatro ondas de calor em importantes áreas de produção agrícola. O agronegócio brasileira busca soluções para as adversidades climáticas que atingem as mais diversas culturas, inclusive a cana-de-açúcar.

De acordo com Arnaldo Antonio Bortoletto, vice-presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Cocaplana), a safra está andando com bom rendimento, mas existe no setor a preocupação com a cana-de-açúcar plantada de 18 meses, que pode não brotar devido à falta de chuvas. “A cana-soca, que está colhendo, também necessida de umidade para vegetar, e a estiagem prolongada há mais de 30 dias prejudica seu crescimento”, afirma.

A Coplacana tem atuação em cinco estados brasileiro. As condições climáticas adversas são observadas em todas elas. Em Minas Gerais e Goiás, por exemplo, as chuvas aconteceram, mas ainda há necessidade de mais água. O cenário ficou ainda mais crítico com o bloqueio atmosférico das últimas semanas, que concentrou as chuvas no Sul do país e impediu o avanço da umidade para outras áreas.

“O calor excessivo sempre será prejudicial para as lavouras, principalmente para as mais sensíveis. Neste momento, as folhas da cana-de-açúcar, por exemplo, estão fechados devido à insolação intensa em um período este que, geralmente, já está mais frio”, acrescenta.

Com informações da Notícias Agrícolas.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
AçúcarOpiniãoÚltimas Notícias

Açúcar: O mundo conta com o Brasil. O Brasil conta com os dias de moagem

O mercado futuro de açúcar em Nova York encerrou a semana com...

Últimas Notícias

Usinas de etanol de milho criam nova demanda por biomassa em MS

Expansão da produção de biocombustível aumenta a demanda por cavacos e resíduos...

Últimas Notícias

Viralcool assume usina em Avaré e chega a cinco unidades em São Paulo

A Viralcool oficializou a transição operacional da unidade da Furlan no município...

Últimas Notícias

Chuvas devem deixar mais de 35 milhões de toneladas de cana no campo, projeta Datagro

Levantamento da consultoria aponta que volume acumulado, devido ao mau tempo, deve...