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Caminhão autônomo da Volkswagen é testado na colheita de cana da Raízen

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Um caminhão autônomo da Volkswagen vem sendo testado na colheita de cana-de-açúcar de umas das unidades da Raízen, que fica no interior de São Paulo.

De acordo com anúncio feito ontem, 27, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, empresa do grupo de veículos pesados Traton na América Latina, afirmou que está na fase testes com um caminhão autônomo e afirmou que relançou toda a linha para se adequar às novas regras mais exigentes de emissão de poluentes, que entram em vigor no país no início de 2023.

Segundo o presidente da montadora, Roberto Cortes, o modelo é um protótipo e representa um dos primeiros testes da tecnologia no país. O veículo tem atuado no transporte de cana-de-açúcar para envio à indústria. O caminhão é um modelo de grande porte da marca, um Constellation, equipado com motor a diesel e tecnologia de direção sem motorista da norte-americana Raven.

“Estamos experimentando e vendo custo, autonomia, aplicações. Acreditamos que os caminhões elétricos são mais adequados para a ‘última milha’ nas cidades enquanto o autônomo, no Brasil, para recintos confinados, para aplicações em agricultura e mineração, por exemplo”, afirmou Cortes.

Ainda de acordo com o executivo, os primeiros modelos de caminhões totalmente autônomos ainda são uma realidade distante de aplicação no Brasil por vários fatores, incluindo as condições das rodovias. “Nível 5, sem motorista, é algo bem a longo prazo. Um dia teremos, talvez no final da década no Brasil”, afirmou.

A companhia iniciou a produção de seu primeiro caminhão elétrico no Brasil, voltado a entregas urbanas, há cerca de um ano e iniciou recentemente exportações do modelo, chamado de e-Delivery, para o México. Um dos principais clientes é a Ambev que também tem forte presença no mercado mexicano. O objetivo é alcançar toda a América Latina com o produto, disse o executivo, sem citar prazos.

Os esforços fazem parte de um plano para internacionalizar a empresa até 2030 sob os pilares de redução de emissões e eletrificação, conexão dos veículos com a internet e capacidade de direção autônoma.

O investimento para isso, disse Cortes, está em parte dentro de um plano de R$ 2 bilhões entre 2021 e 2025, dos quais metade já foi desembolsado com tecnologias que incluem a adaptação dos modelos da marca à nova legislação brasileira de emissões de poluentes Proconve P-8, que entra em vigor em janeiro de 2023 e é equivalente às normas europeias Euro 6.

“Boa parte do investimento, 70% do R$ 1 bilhão, foi para (as regras de) emissões e melhoria da produtividade (dos caminhões)”, disse o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em entrevista à Reuters. Segundo ele, os novos modelos da marca que começam a ser produzidos para atender às novas regras brasileiras serão 10% mais eficientes que modelos atuais.

“Vamos substituir os nossos 30 modelos de caminhões por uma linha Euro 6”, afirmou o executivo.

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