Conecte-se conosco
 

Destaque

Cana: universidade anuncia centro de pesquisas para controle biológico de pragas

Publicado

em

Irrigação cana mitos

Com um investimento inicial de R$ 8 milhões, vindo de uma parceria entre instituições públicas e privadas, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Jaboticabal, no interior de São Paulo, terá um novo centro de pesquisas.

O Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) Fitossanidade em Cana-de-Açúcar será direcionado para a busca de alternativas no controle biológico de pragas e doenças nas lavouras de cana-de-açúcar. O objetivo é que, nos próximos cinco anos, sejam estudadas técnicas que utilizam fungos, bactérias e feromônios para proteger as lavouras sem utilizar agrotóxicos.

O professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp e responsável pelo novo centro de estudos, Odair Odair Aparecido Fernandes,.afirmou ao G1 que o objetivo é trabalhar com ferramentas ecologicamente amigáveis. .

De acordo com o pesquisador, o foco das pesquisas será sobre a incidência de insetos como o bicudo-da-cana (Sphenophorus levis), principalmente após o fim da queimada da cana, além de buscar mais informações sobre a síndrome do murchamento da cana.

O núcleo também deve se dedicar ao melhoramento de cultivares e projetos educacionais com alunos de ensino fundamental. O CPE em Jaboticabal está em fase de seleção de novos pesquisadores e aquisição de equipamentos.

Mas.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading