Home Últimas Notícias Canavieiros terão previsão climática mensal para ajudar na produção em Pernambuco
Últimas Notícias

Canavieiros terão previsão climática mensal para ajudar na produção em Pernambuco

Compartilhar

A zona canavieira apresenta realidades climáticas distintas no Estado de Pernambuco. A Mata Sul, que faz divisa com Alagoas, é marcada por chuvas mais regulares e intensas, enquanto a Norte, próximo à Paraíba, baixa pluviosidade e seca constante.

A fim de auxiliar no planejamento dos canaviais em todo o estado, da plantação ao corte, a Associação Estadual dos Fornecedores de Cana (AFCP) passará a oferecer serviços meteorológicos para associados. A partir deste mês ainda, o experiente meteorologista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Dr. Alexandre Magno, apresentará boletins e palestras mensais para atender tal finalidade.

“Além dos relatórios mensais de acompanhamento, também fará a previsão do tempo e clima e a avaliação das condições registradas e previstas”, fala Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. Dr Magno ainda realizará palestras técnicas presenciais e/ou online a depender da necessidade dos canavieiros.

A quadra chuvosa na região está para chegar e boletins e previsões de tempo e clima serão fundamentais para ajudar o canavieiro nesta hora. Há indicações de que um El Niño influenciará a nova safra. “Portanto, o meteorologista poderá nos auxiliar sobre esta questão e sobre outros fenômenos meteorológicos”, diz Lima. E nas palestras presenciais e online poderá detalhar cada situação e os agricultores tirarem as dúvidas para tomada de decisão na prática.

 

Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Senado vota auxílio de R$ 12 por tonelada de cana para produtores independentes do Nordeste

Projeto aprovado pela Câmara prevê R$ 270 milhões em subvenções para fornecedores...

Últimas Notícias

Acusados na operação Carbono Oculto aprofundaram crise nos canaviais paulistas

O empresário João Mourad é praticamente um mito em Catanduva, no interior...

Últimas Notícias

El Niño, fundos especulativos e quebras de safra ampliam volatilidade no mercado internacional de açúcar

Chuvas no Centro-Sul brasileiro, mudanças nas posições dos fundos e perspectivas de...

Últimas Notícias

Datagro projeta moagem de 640,5 milhões de toneladas de cana no Centro-Sul, com queda de 5% na produção de açúcar

Consultoria estima crescimento de 4,8% no processamento de cana na safra 2026/27,...