Home Últimas Notícias Carros híbridos flex a etanol avançam no Brasil
Últimas Notícias

Carros híbridos flex a etanol avançam no Brasil

Carro híbrido flex da Toyota- prius
Compartilhar

A venda de veículos elétricos leves cresceu 115% no Brasil no primeiro trimestre de 2022. Só esse ano foram vendidos 9,84 mil unidades, enquanto no mesmo período de 2021 foram 4,58 mil, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Os híbridos flex a etanol (HEV) fabricados no Brasil pela Toyota ampliaram a liderança do mercado brasileiro de eletrificados, respondendo por 65% das vendas em março, com 2,5 mil unidades. Somados, estes veículos híbridos a etanol, gasolina e diesel chegaram a 73% das vendas do segmento em março e a 68% no primeiro trimestre.

Março deste ano registrou 3,85 mil emplacamentos de eletrificados, aumento de 106% sobre março do ano anterior, e de 12% sobre fevereiro de 2022. O primeiro trimestre de 2022 registrou 374,53 mil emplacamentos, contra 497,81 mil em 2021, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

“O consumidor brasileiro já dá preferência aos veículos de baixa emissão de poluentes. Os números são claros: nos dois anos de pandemia, os eletrificados cresceram exponencialmente, enquanto o mercado de veículos a combustão regrediu”, afirmou o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, em entrevista para a EPBR.

O executivo ainda disse que a participação de mercado dos eletrificados ainda está abaixo do potencial do país. Apenas 2,6% no primeiro trimestre. Considerando somente os veículos elétricos plug-in, esse percentual cai para 0,8%.

“Ainda estamos muito atrasados em relação às principais áreas econômicas do mundo. Na Europa, as vendas de elétricos plug-in chegaram a 19% do mercado em 2021. Na China, a 15%. Nos Estados Unidos, a 4%”, disse.

Maluf defende uma política nacional de eletromobilidade e a inserção da agenda entre as “prioridades dos novos governantes que serão eleitos este ano”.

“Se o Brasil não se inserir fortemente nas novas cadeias produtivas globais da eletromobilidade, vai perder competitividade. As indústrias nacionais ficarão obsoletas, e os empregos do futuro serão criados nos outros países, e não aqui”, afirma.

A frota total de eletrificados leves no Brasil é de 86,99 mil veículos. A expectativa da ABVE é chegar a 100 mil veículos já no final deste semestre.

Com informações da EPBR

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...

Últimas Notícias

Etanol hidratado se estabiliza em São Paulo após sequência de altas desde outubro

Baixa liquidez no spot, oferta restrita de etanol na entressafra e expectativa...