Últimas Notícias
Carros híbridos flex a etanol avançam no Brasil
A venda de veículos elétricos leves cresceu 115% no Brasil no primeiro trimestre de 2022. Só esse ano foram vendidos 9,84 mil unidades, enquanto no mesmo período de 2021 foram 4,58 mil, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Os híbridos flex a etanol (HEV) fabricados no Brasil pela Toyota ampliaram a liderança do mercado brasileiro de eletrificados, respondendo por 65% das vendas em março, com 2,5 mil unidades. Somados, estes veículos híbridos a etanol, gasolina e diesel chegaram a 73% das vendas do segmento em março e a 68% no primeiro trimestre.
Março deste ano registrou 3,85 mil emplacamentos de eletrificados, aumento de 106% sobre março do ano anterior, e de 12% sobre fevereiro de 2022. O primeiro trimestre de 2022 registrou 374,53 mil emplacamentos, contra 497,81 mil em 2021, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
“O consumidor brasileiro já dá preferência aos veículos de baixa emissão de poluentes. Os números são claros: nos dois anos de pandemia, os eletrificados cresceram exponencialmente, enquanto o mercado de veículos a combustão regrediu”, afirmou o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, em entrevista para a EPBR.
O executivo ainda disse que a participação de mercado dos eletrificados ainda está abaixo do potencial do país. Apenas 2,6% no primeiro trimestre. Considerando somente os veículos elétricos plug-in, esse percentual cai para 0,8%.
“Ainda estamos muito atrasados em relação às principais áreas econômicas do mundo. Na Europa, as vendas de elétricos plug-in chegaram a 19% do mercado em 2021. Na China, a 15%. Nos Estados Unidos, a 4%”, disse.
Maluf defende uma política nacional de eletromobilidade e a inserção da agenda entre as “prioridades dos novos governantes que serão eleitos este ano”.
“Se o Brasil não se inserir fortemente nas novas cadeias produtivas globais da eletromobilidade, vai perder competitividade. As indústrias nacionais ficarão obsoletas, e os empregos do futuro serão criados nos outros países, e não aqui”, afirma.
A frota total de eletrificados leves no Brasil é de 86,99 mil veículos. A expectativa da ABVE é chegar a 100 mil veículos já no final deste semestre.
Com informações da EPBR
Cadastre-se e receba nossa newsletter