Mercado
Cenário do milho: preços desaceleram com foco no avanço da safra verão
O mercado de milho registrou desaceleração nos preços nas últimas semanas, influenciado por fatores como menor interesse de compradores e maior atenção dos produtores ao desenvolvimento da safra verão 2024/25. Segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o movimento de alta que vinha sendo observado desde agosto foi interrompido em parte das regiões monitoradas.
De acordo com pesquisadores do Cepea, na semana encerrada em 12 de novembro, o afastamento de compradores e a melhora no clima pressionaram os preços. Além disso, o ritmo lento das exportações e a queda nos contratos externos contribuíram para a cautela no mercado interno. A expectativa de aumento na produção também influenciou as negociações. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de milho da safra 2024/25 está estimada em 119,81 milhões de toneladas, 3,6% acima do volume registrado em 2023/24.
Na semana seguinte, encerrada em 19 de novembro, o menor interesse de compradores continuou a impactar os preços. Por outro lado, muitos produtores, especialmente no estado de São Paulo, reduziram a oferta ao mercado spot, focados no desenvolvimento da safra verão. Segundo o Cepea, as condições climáticas têm favorecido o avanço da semeadura dessa safra, que está próxima da reta final no Sul do País.
Com informações do Cepea
Cadastre-se e receba nossa newsletter