Home Últimas Notícias Cenário é mais otimista após cortes de impostos sobre combustíveis
Últimas Notícias

Cenário é mais otimista após cortes de impostos sobre combustíveis

etanol
Compartilhar

Os preços ao consumidor brasileiro aumentaram um pouco menos do que o esperado até meados do mês de julho, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), registrando o menor aumento mensal em dois anos. O IPCA-15 do Brasil subiu 0,13% no período, ante 0,69% no mês anterior, enquanto a média, segundo pesquisa da Reuters para meados de julho, ficou em 0,17%.

Economistas ouvidos pela Reuters apontam para uma tendência de queda da inflação no Brasil, a maior economia da América Latina. “Parece um bom começo para o terceiro trimestre. A tendência de baixa provavelmente continuará nos próximos meses”, disse Andres Abadia, economista-chefe para a América Latina da Pantheon Macroeconomics.

A desaceleração mensal veio em decorrência da legislação federal que reduziu os impostos estaduais incidentes sobre os combustíveis, resultando em uma queda acentuada nos preços da gasolina e do etanol.  Os custos de transporte como um todo caíram 1,08% no mês, segundo dados oficiais, compensando parcialmente o aumento de 1,16% nos preços de alimentos e bebidas.

Nos 12 meses até meados de julho, a inflação atingiu 11,39%, praticamente em linha com as expectativas e desacelerando pelo segundo mês consecutivo – embora ainda muito acima da meta do banco central de 3,5%, mais ou menos 1,5 ponto percentual. William Jackson, economista-chefe de mercados emergentes da Capital Economics, explicou à Reuters que os números de meados de julho são o primeiro sinal claro de que a inflação atingiu o pico, mas alertou que as políticas monetárias do Copom, banco central do Brasil, permanecerão rígidas.

“Com a taxa básica muito acima da meta e os riscos fiscais crescendo, o ciclo de aperto do Copom tem um pouco mais de atraso e as taxas de juros permanecerão altas até o próximo ano.”

O banco central do Brasil vem subindo agressivamente as taxas de juros desde o ano passado para conter a alta dos preços ao consumidor, com a taxa básica atualmente em 13,25%.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...