Home Últimas Notícias Cerca de quatro em cada dez empresas brasileiras já possuem ou planejam adotar veículos elétricos em suas frotas, aponta pesquisa
Últimas Notícias

Cerca de quatro em cada dez empresas brasileiras já possuem ou planejam adotar veículos elétricos em suas frotas, aponta pesquisa

Compartilhar

Metas de descarbonização lideram as motivações para a eletrificação; maioria quer carregar os veículos nas próprias sedes

Uma pesquisa realizada com gestores de 300 empresas brasileiras revelou que 18% das companhias já utilizam veículos elétricos e outros 18% planejam adotá-los nos próximos três anos — ou seja, quatro em cada dez empresas estão diretamente envolvidas com esse movimento. O estudo foi conduzido pela Edenred Ticket Log, marca da Edenred Brasil líder em soluções de mobilidade na América Latina.

Entre as que já operam com veículos elétricos, 60% afirmam que a decisão foi impulsionada por metas de descarbonização, enquanto 47% mencionam a busca por inovação como principal motivador. Além disso, 23% dessas empresas já estabeleceram metas para expandir o uso desse tipo de veículo em suas frotas. Entre aquelas que ainda não possuem veículos elétricos, mas pretendem adquirir, a descarbonização é o principal objetivo para 69% destas.

“Os números revelados pela pesquisa dão destaque ao papel estratégico da sustentabilidade no avanço da eletrificação de frotas, devido à preocupação das companhias em alinharem seus negócios às expectativas e regulamentações futuras. Quando adotamos tecnologias mais limpas, estamos não apenas otimizando a operação, como também alinhando nossos negócios às expectativas sociais de descarbonização, catalisando a inovação e fortalecendo o compromisso com um futuro mais sustentável”, comenta Bruno Barbosa, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil.

Eletrificação faz parte do futuro

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o número de veículos eletrificados (híbridos e elétricos) atingiu aproximadamente 100 mil unidades vendidas no Brasil somente no primeiro semestre de 2025, com um crescimento de 195% em dois anos. Essa tendência comprova o crescimento do interesse da sociedade em eletrificação de veículos e aponta que o caminho deve ser também cada vez mais seguido por empresas do setor de transporte. “Embora o Brasil tenha, ainda, um caminho a percorrer, nossa pesquisa concluiu que 18% das empresas ouvidas já possuem algum veículo elétrico ou híbrido. Isso mostra o quanto a eletrificação de frotas tem sido um movimento de transformação para uma mobilidade mais sustentável”, afirma Bruno.

A iniciativa Move for Good, da Edenred, é um dos principais aliados das empresas nesse processo rumo à redução do impacto ambiental das frotas, conectando eficiência e sustentabilidade. Por meio de pilares como Mensurar & Reduzir, Compensar & Preservar e Conscientizar, a iniciativa tem apoiado mais de 33 mil clientes de Mobilidade da Edenred na transição para uma mobilidade de baixo carbono.

Além disso, como parte do processo de fortalecer a transição para uma mobilidade elétrica, a Edenred anunciou em 2024 a aquisição da Spirii, uma plataforma global de gestão com base na Dinamarca, que oferece soluções de gerenciamento de carregamento de veículos elétricos. Com tecnologia própria e uma rede significativa de parceiros, a Spirii cobre toda a cadeia de valor do carregamento elétrico, incluindo uma plataforma avançada de gerenciamento, um aplicativo intuitivo para usuários finais e soluções completas de carregamento. A aquisição expande o portfólio da Edenred, permitindo que gestores de frotas tenham acesso a soluções integradas e de ponta para eletrificação, em alinhamento com o compromisso da marca com inovação e sustentabilidade.

Compartilhar
Artigo Relacionado
etanol
Últimas Notícias

Indonésia planeja mistura obrigatória de etanol na gasolina em 2027, diz ministro

A Indonésia planeja impor uma mistura obrigatória de 10% de etanol na...

Últimas Notícias

Ridesa promove lançamento de 18 variedades de cana

Evento nacional da Ridesa apresentou cultivares mais produtivas e resistentes, com destaque...

Últimas Notícias

Crescimento do etanol de milho no Brasil reduz os preços do açúcar e desafia usinas de cana

Com a maior concorrência, indústria canavieira tem optado pela produção de açúcar,...

Últimas NotíciasDestaque

Fitch rebaixa rating da Raízen para ‘BBB-’ e mantém observação negativa

A Fitch Ratings rebaixou na sexya-feira, 24, os ratings de longo prazo...