Home Últimas Notícias CFT aprova resolução na área de Biocombustíveis
Últimas Notícias

CFT aprova resolução na área de Biocombustíveis

Refueling the car with biofuel
Compartilhar

Uma normativa do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) esclarece a legislação e normatiza os campos de atuação e as prerrogativas das pessoas físicas e jurídicas que podem assumir a responsabilidade técnica na operação e controle de processos de produção e comercialização de biocombustíveis, supervisionar a aquisição, beneficiamento e a transformação da matéria-prima e executar análise química em todas as etapas.

O Plenário do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) aprovou resolução que define as competências dos profissionais habilitados na modalidade de Biocombustíveis. A normativa de número 203/2022, que entrou em vigor no mês de dezembro, esclarece a legislação e normatiza os campos de atuação e as prerrogativas das pessoas físicas e jurídicas que podem assumir a responsabilidade técnica na operação e controle de processos de produção e comercialização de biocombustíveis, supervisionar a aquisição, beneficiamento e a transformação da matéria-prima e executar análise química em todas as etapas.

Habilitação

Para atuar como técnico industrial em biocombustíveis o profissional precisa obter certificação em curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e estar registrado no Sistema CFT/CRTs. O aprendizado – ligado ao eixo de produção industrial – abrange disciplinas de ciência, tecnologia e inovação e deve ser desenvolvido no período mínimo de 18 meses, com 1.200 hora/aula, sendo 80% na modalidade presencial.

Matriz energética

O presidente do CFT destaca que a resolução do CFT está atrelada à matriz energética brasileira, fortalecida a partir da inserção dos biocombustíveis como fonte alternativa de energia. Solomar Rockemback salienta que o território brasileiro – por ser vasto e de clima tropical – favorece o cultivo dos produtos que servem como matéria-prima necessária à produção dos biocombustíveis, especialmente o etanol e o biodiesel, e que os técnicos industriais têm competência para contribuir ainda mais com a industrial nacional.

“Por ser um conselho de classe que valoriza os técnicos industriais e contribui com o desenvolvimento social e econômico da Nação, o CFT editou mais esta nova resolução. A normativa, além de normatizar o exercício legal da profissão, estimula a formação de novos profissionais que poderão dispor do seu conhecimento para atuar na área de biocombustíveis e aproveitar as oportunidades de emprego e renda que surgem no setor que registra crescimento acentuado”, pontua o presidente do CFT.

Recente estudo do Ministério das Minas Energia, revela que os biocombustíveis continuarão importantes para a segurança do abastecimento, diversificação da matriz energética e redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Além do etanol e o biodiesel – extraídos a partir do grão da soja – o Brasil é grande produtor de biogás – obtido a partir de resíduos da agropecuária – e as biomassas, provenientes de florestas energéticas, que seguem técnicas de manejo para garantir a sustentabilidade.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasTemos Vagas

Raízen tem inscrições para 400 vagas de aprendiz até domingo, 30/11

A Raízen tem inscrições para mais de 400 vagas de aprendizes nos...

Últimas NotíciasDestaque

Açúcar sob pressão global, enquanto etanol ganha espaço e deve atrair mais mix em 2026/27, aponta Itaú BBA

Com oferta internacional farta derrubando preços do açúcar e demanda firme impulsionada...

raízen
Últimas Notícias

Raízen avança para vender ativos acima de US$ 1 bilhão na Argentina, dizem fontes

Plano de desinvestimento da Raízen mira reduzir a dívida da gigante de...

O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

“A COP30 foi muito melhor do que esperávamos”, afirma Roberto Rodrigues

O ex-ministro da Agricultura e coordenador-geral do FGVAgro, Roberto Rodrigues, afirmou durante...