Home Últimas Notícias Chuvas de novembro devem favorecer safra de cana na região de Piracicaba: ‘tempo bom para o campo’, diz pesquisador da USP
Últimas Notícias

Chuvas de novembro devem favorecer safra de cana na região de Piracicaba: ‘tempo bom para o campo’, diz pesquisador da USP

Compartilhar
As chuvas volumosas registradas na região na primeira semana de novembro oferecem boas perspectivas para as lavouras, especialmente para a próxima safra de cana-de-açúcar, de acordo com o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), o campus da USP em Piracicaba (SP). “Tempo bom para o campo”, celebrou.
As lavouras de cana-de-açúcar do interior de São Paulo sofreram com as queimadas registradas neste ano. A chegada das chuvas significa boas condições para o solo. “A previsão é que as próximas semanas de novembro também sejam de chuvas. São boas condições pras as lavouras recém semeadas na região, bem como pra cana e pastagens, condições que trazem boas perspectivas para a próxima safra, para formação dos canaviais que serão colhidos em 2025. Cenário bem esperançoso”, disse.O professor acrescenta que as chuvas são positivas para a reposição de água no solo. “É lógico que a chuva precisa continuar, mas quando vemos começamos novembro com essas precipitações é muito positivo para os mananciais, observamos os níveis dos rios e lagos da região subirem. Há reposição de água no solo. Essa chuva é muito saudável. Para quem está no campo, esse cenário é de tempo bom!”, afirmou.

O professor adverte, contudo, para a necessidade de atenção nas estradas rurais, devido aos riscos de alagamentos e deslizamentos. Veja outras orientações de segurança da Defesa Civil para dias de chuvas. São previstas novas pancadas na cidade a partir da próxima quarta-feira.

Informações do G1

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Reprodução/Pé na Estrada | Crédito: Reprodução/Pé na Estrada Direitos autorais: Reprodução/Pé na Estrada
Últimas Notícias

ANP prevê definir nesta semana preço de referência para subsídio ao diesel

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) espera definir...

Últimas Notícias

Preços do petróleo caem 3% enquanto alguns navios transitam pelo Estreito de Ormuz

Os preços do petróleo caíram cerca de 3% nesta segunda-feira, 16, depois...

Últimas Notícias

Queda do petróleo pressiona preços do açúcar em meio a cenário de superávit global

Os preços internacionais do açúcar iniciaram a semana sob pressão, influenciados pela...

Últimas Notícias

Raízen tomba 44% no ano, volta a ser penny stock e entra de novo na mira de sanção da B3

As ações da Raízen entraram novamente no radar de sanções da B3....