Home Últimas Notícias Cigarrinha pode causar quebras de até 60% no TCH da cana-de-açúcar
Últimas Notícias

Cigarrinha pode causar quebras de até 60% no TCH da cana-de-açúcar

Compartilhar

Uma das principais pragas da cana-de-açúcar, a cigarrinha-das-raízes afeta a produção da cultura no Brasil. As quebras de produtividade podem chegar a 60% de acordo com pesquisas de Leila Dinardo Miranda, doutora em Genética pela Faculdade de Medicina/USP Ribeirão Preto e pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Os efeitos causados pelo inseto e a solução para a proteção da rentabilidade do produtor de cana foram apresentados em palestras no 20o Seminário sobre o Controle de Pragas da Cana – InsectShow 2024, que aconteceu nos dias 10 e 11 de julho, em Ribeirão Preto (SP). A Dra. Leila Dinardo Miranda apresentou os resultados sobre o controle da cigarrinha na cana-de-açúcar e foram mostradas informações exclusivas da Sumitomo Chemical sobre o manejo integrado da praga.

As formas jovens da cigarrinha são as responsáveis pelos maiores danos, por retirarem uma grande quantidade de água e nutrientes das raízes. Já os adultos sugam as seivas das folhas e injetam salivas que são tóxicas para a planta e causam necrose nos tecidos foliares e radiculares. Esse cenário gera menores rendimentos industriais, contaminação dos processos industriais, menor rendimento na fermentação, redução de açúcar em 1,5% e dificuldade na obtenção de açúcar branco. O canavial fica completamente seco – com aspecto queimado – e tem reduções de produtividade registradas de 34 a 78 toneladas por hectare.

Solução com alta eficiência

Lançado recentemente no mercado brasileiro, o inseticida Kaiso Max® tem uma mistura exclusiva em sua composição, promovendo duplo mecanismo de ação: choque com longo residual. “O Kaiso Max tem uma formulação avançada, formada por dois diferentes grupos de inseticidas, sendo o imidacloprido na concentração de 350 g/L e a lambdacialotrina a 100 g/L. Essa combinação é única no mercado, trazendo a excelente ação de choque da lambdacialotrina sobre os adultos das cigarrinhas-das-raízes e também o período de controle já conhecido pelo canavicultor do imidacloprido sobre as ninfas do inseto (formas jovens)”, explica o doutor pela FEAGRI-UNICAMP na Temática Água e Solo e desenvolvedor de Mercado da Sumitomo Chemical, Celso Luiz da Silva, que realizará uma palestra no InsectShow sobre a solução.

Silva afirma que a utilização do Kaiso Max no controle das cigarrinhas-das-raízes é uma excelente ferramenta de manejo, pois, devido à associação exclusiva contida no produto, possibilita a rotação de ativos do grupo dos neonicotinóides que tanto são usados no controle de outras pragas na cana-de-açúcar nas modalidades de corte-de-soqueira e no sulco de plantio.

“O Kaiso Max apresenta ainda outros benefícios como o incremento na produtividade (toneladas de cana por hectare), a ótima relação custo-benefício, o efeito de supressão da cigarrinha na primeira soca quando aplicado no sulco de plantio e a compatibilidade com fungos entomopatogênicos (utilizados em controles biológicos)”, acrescentou a gerente de Ativos Inseticidas da Sumitomo Chemical, Suellen Drumond. “O InsectShow é, sem dúvida, um importante momento para trazermos os resultados e eficiência das nossas soluções inseticidas ao mercado”, concluiu.

De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2024/2025 de cana-de-açúcar terá uma área de 8,67 milhões de hectares (aumento de 4,1% sobre 2023/2024), com uma produção de 685 milhões de toneladas (queda de 3,8% comparada à safra anterior devido à oscilação climática).

Compartilhar
Artigo Relacionado
A retomada da economia esperada para até o final de 2020, com o reequilíbrio do preço do petróleo no mercado mundial e um cenário construtivo de preço para a gasolina ao final da safra canavieira, pode estimular o preço de etanol para o final ano.
Últimas Notícias

Delta Energia anuncia novo diretor de Biocombustíveis para acelerar sua estratégia nesse segmento

Daniel Goulart assume a liderança da área de negócios para impulsionar a...

Últimas Notícias

ANP identifica falhas que levaram funcionário da usina Lins à morte

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificou quatro...

Últimas Notícias

Usina da Adecoagro é multada em R$ 12 milhões por incêndio em canavial

Um incêndio de grandes proporções em um canavial, que provocou pânico e...

CBios
Últimas Notícias

Mercado de CBios mostra recuperação, mas excesso de oferta mantém preços sob pressão

Preços médios dos Cbios no ano-meta 2025 estão em R$ 63,3 por...