Home Últimas Notícias CNA debate reforma tributária na Câmara Setorial de Açúcar e Álcool
Últimas Notícias

CNA debate reforma tributária na Câmara Setorial de Açúcar e Álcool

Compartilhar

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou os impactos da reforma tributária para o agro na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, realizada na quarta, 4.

A assessora do Núcleo Econômico da CNA, Maria Angélica Feijó, fez uma apresentação sobre os principais efeitos da proposta para o setor sucroenergético. O texto do relator da reforma, senador Eduardo Braga (MDB-AM), deve ser apresentado na próxima segunda-feira, 9, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Outro tema da reunião foi o Projeto de Lei 3.149/2020, que propõe mudanças no RenovaBio e garante o repasse dos créditos de descarbonização (CBios) aos produtores independentes de biomassa. O texto foi aprovado após o encontro, no Senado e segue para sanção presidencial.

Os integrantes da câmara também discutiram as principais atualizações da atual safra do Centro-Sul e Nordeste, como a expectativa de redução da moagem e recuo na produção de açúcar e etanol comparados ao ciclo anterior.

O colegiado discutiu, ainda, os Projetos de Lei nº 404 de 2018 e nº 1702 de 2019, que tratam de modificações na Lei de Proteção de Cultivares (Lei 9.456 de 1997), propondo, entre outros pontos, a extensão do prazo de proteção de cultivares de cana-de-açúcar para 25 anos.

Também participaram da reunião o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, Nelson Perez, e a assessora técnica Eduarda Lee.

Com informações da CNA
Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão do CONSECANA-SP com novas regras e maior segurança para toda cadeia

Memorando celebrado em Ribeirão Preto estabelece ajustes na remuneração da cana e...

Últimas Notícias

VLI e bp renovam parceria para operação multimodal de açúcar

Companhias assinam novos contratos para movimentação da commodity pela Ferrovia Centro-Atlântica e...

Últimas Notícias

EUA: produção de etanol avançou para 1,120 milhão de bdp na última semana

Estoques do biocombustível subiram 2,4% no período, para 26,699 milhões de barris...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes cresceram 5,3% em janeiro

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 3,87 milhões de toneladas...