Home Últimas Notícias CNA pede rapidez na tramitação de PL sobre dívidas rurais na Câmara dos Deputados
Últimas Notícias

CNA pede rapidez na tramitação de PL sobre dívidas rurais na Câmara dos Deputados

Compartilhar

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu a rápida aprovação do Projeto de Lei 5.122/2023 pela Câmara dos Deputados, após a proposta ter sido aprovada em votação simbólica na quarta-feira, 10, pelo Senado.

O texto cria mecanismos para renegociação de dívidas rurais e é considerado uma das principais demandas do setor agropecuário diante do elevado endividamento dos produtores.

Em vídeo distribuído à imprensa, o vice-presidente da CNA, Marcelo Bertoni, agradeceu a atuação do relator da proposta, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e da senadora Tereza Cristina (PP-MS) durante a tramitação da matéria no Senado.

“Quero agradecer ao senador Renan Calheiros pelo trabalho e à senadora Tereza Cristina, que muito trabalhou ontem para que isso fosse à votação”, afirmou Bertoni. Segundo ele, a aprovação simbólica representa um avanço importante para o setor.

“Agora esse texto volta para a Câmara dos Deputados porque eles vão analisar o texto que foi feito pelo Senado e nós, a CNA, estamos acompanhando diretamente isso e esperamos que isso seja aprovado o mais rápido possível pela Câmara dos Deputados”, completa.

Aprovado em meio a divergências entre parlamentares e o Ministério da Fazenda, o projeto prevê a renegociação de dívidas rurais com recursos do Fundo Social do Pré-Sal e de outras fontes do Sistema Nacional de Crédito Rural.

O relatório de Renan Calheiros manteve pontos considerados prioritários pelo setor produtivo, como a inclusão de operações não bancárias, envolvendo cooperativas, fornecedores de insumos, indústrias e revendas.

O texto estabelece limite de até R$ 10 milhões por produtor para renegociação, juros de até 7,5% ao ano e prazo de pagamento de até 13 anos, com pelo menos dois anos de carência. Também amplia as possibilidades de enquadramento de produtores afetados por perdas climáticas e dificuldades financeiras acumuladas entre 2019 e 2025.

A proposta retorna agora para análise da Câmara dos Deputados por causa de alterações promovidas pelos senadores.

O agronegócio pressiona para que a tramitação seja concluída antes do lançamento do Plano Safra 2026/27, previsto para 1º de julho. A expectativa das entidades do setor é que a medida proporcione alívio financeiro aos produtores endividados e contribua para a retomada da capacidade de investimento no campo.

Agência Estado| Tânia Rabello e Isadora Duarte

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Governo, no momento adequado, saberá como implementar lei da reciprocidade, diz Alckmin

Executivo anunciou que haverá recalibragem do chamado plano Brasil Soberano, que prevê...

Últimas NotíciasDestaque

Cocal amplia moagem para 8,6 milhões de t, mas lucro cai 48,5% na safra 2025/26

Companhia registra recuperação da produtividade agrícola, amplia a produção de etanol e...

Últimas Notícias

Moody’s rebaixa Cosan após crise na Raízen e mantém perspectiva negativa

Decisão foi influenciada pelos impactos da reestruturação da Raízen e redução nos...

Últimas NotíciasDestaque

Portugal e Brasil buscam investidores para usinas de combustíveis sustentáveis

Portugal e o Brasil estão buscando atrair investidores brasileiros para construir uma...