Home Últimas Notícias Coaf atinge 50% da moagem e reafirma mix mais açucareiro
Últimas Notícias

Coaf atinge 50% da moagem e reafirma mix mais açucareiro

Compartilhar

A Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), anunciou que atingiu 50% da moagem. As 800 mil toneladas de cana previstas para a safra da usina, localizada em Timbaúba, PE, serão destinadas em sua maioria a produção de açúcar até o final de janeiro do próximo ano.

A unidade já esmagou 400 mil toneladas. Fabricou 516 mil sacos de açúcar, 7,3 milhões de litros de etanol anidro e 8,3 milhões de litros de cachaça. O anúncio foi feito durante um encontro com cooperados na última semana, na Coaf. Na ocasião, o banco Sicoob anunciou linha de financiamento a juros competitivos em relação ao mercado voltado para o plantio e irrigação da cana.

Coaf passou a emitir CBios

Em outubro, a produção de etanol anidro da Coaf passou a ser computada para a emissão de Crédito de Descarbonização (CBios) da Lei do RenovaBio. A certificação foi realizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O órgão já havia certificado o etanol hidratado da unidade anteriormente.

A Coaf é uma das poucas usinas no Brasil a pagar 100% de CBios aos fornecedores de cana. O percentual é superior ao proposto até que no Projeto de Lei (PL 3.149/2020), matéria em tramitação na Câmara Federal desde que foi sugerida pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil ao então deputado Efraim Filho (DEM-PB).

“Essa é a nossa terceira certificação em pouco tempo. Poucos usinas têm esse número de certificações. Desmistifca, inclusive que dizem a maioria delas sobre a dificuldade de certificar os canavieiros. Complexo é, mas também bem possível, sobretudo porque isso é indispensável para elevar a nota da unidade no RenovaBio e assim aumentar os ganhos com os CBios. Para isso, é preciso o trabalho na qualificação nos canaviais relativa ao mapeamento e às questões ambientais. Isso ajuda a melhorar a nota dada pela ANP sobre tais critérios, o que remunera melhor”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da cooperativa e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco.

A Coaf deve fabricar 15 milhões de litros de anidro até o final da safra. O que já foi produzido antes da certificação não será computado para os CBios. Tudo depois da certificação entrará. Os cooperados recebem 80% dos CBios do exercício de 2023 no começo de 2024 e os outros 20% restantes na partilha das sobras do exercício.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...